Ir para o conteúdo
Noticia Arquivada

Governo se reúne com sócios da CSP

Após alguns meses de negociação, mais uma página para a instalação da Siderúrgica no Ceará será virada hoje. Representantes da Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP), formada pela Vale e Dongkuk, estarão em Fortaleza para finalizar as discussões com o Governo do Estado sobre o protocolo de intenções para a instalação do empreendimento. “Aspectos das tarifas de operação da empresa e outros pontos ligados a infraestrutura já estão fechados. Resta apenas 0,01%, que o governador deve estar batendo o martelo amanhã (hoje)”, adiantou Eduardo Diogo, um dos diretores da Agência de Desenvolvimento do Ceará (Adece).

Segundo a assessoria de imprensa da CSP, restam apenas “pequenos ajustes” sobre questões fiscais para que esse contrato de intenção seja assinado. Na avaliação do presidente da Adece, Antônio Balhmann, “tratam-se de alguns detalhes de questões ligadas à importação de carvão e a compra de minério no Brasil, por exemplo, mas isso logo estará resolvido”, garante.

Outro ponto ainda indefinido é a participação da empresa japonesa JFE Steel, que ainda não se posicionou sobre a entrada no investimento. Enquanto isso, “a Vale e a Dongkuk seguem firmes”, afirma Diogo. Superada as questões ligadas ao protocolo, mais um capítulo se incia, segundo a Adece: o cronograma para instalação da obra. Para a CSP, esse cronograma permanece com o objetivo da entrada em operação da siderúrgica em 2013.

 

(Fonte: Jornal O POVO – Fortaleza – Editoria: Economia)