Em decorrência de suas práticas de fomento à sustentabilidade e cuidados com o meio ambiente, a Zona de Processamento de Exportação (ZPE) do Ceará, que faz parte do Complexo do Pecém, foi reconhecida, nesta quinta-feira (16), com o Selo TCE Ceará Sustentável – Edição 2020/2021, que avalia as práticas alinhadas com um ou mais Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Organização das Nações Unidas (ONU).
O presidente da ZPE Ceará, Eduardo Neves, recebeu a certificação no plenário do Tribunal de Contas do Estado e elogiou a iniciativa do TCE. “Estamos honrados em receber este prêmio pela segunda vez. Trata-se de uma iniciativa fantástica do Tribunal, que incentiva os órgãos públicos a visarem o meio ambiente com a importância que ele merece. A ZPE tem tomado várias medidas para estimular a sustentabilidade, como, por exemplo, o nosso setor operacional, que neste ano se tornou 100% digital, sem nenhum uso de papel” comenta.
Além da digitalização do seu setor de operações, a ZPE Ceará promoveu, ao longo do ano, ações para o reuso de água, capacitação dos colaboradores em práticas sustentáveis, coleta seletiva de resíduos, uso consciente do papel e de energia, redução do consumo de copos plásticos em 95%, além do acompanhamento da emissão de carbono por parte das empresas instaladas e veículos que transitam nas dependências da companhia.
Texto: Áquila Leite