A diretora de operações da ZPE Ceará, Andréa Freitas, e a gerente de operações da companhia, Karina Bzyl, participaram nesta quinta-feira, 2, de um seminário com acadêmicos do curso de Comércio Exterior da Universidade de Fortaleza (Unifor). Na ocasião, elas explicaram como funcionam as atividades da primeira Zona de Processamento de Exportação a operar no Brasil e responderam dúvidas de alunos e professores sobre o regime de ZPEs no País.
Leia ainda: ZPE Ceará completa oito anos de operação e prepara nova área para investimentos
Organizado pelo Escritório de Gestão, Empreendedorismo e Sustentabilidade (Eges) da Unifor, o evento “O papel da ZPE no Comex do Ceará para o mundo” aconteceu de forma online e teve como objetivo aproximar os estudos acadêmicos da logística internacional na prática. Para Andréa Freitas, a importância da ZPE Ceará para o Comércio Exterior do Estado é indiscutível.
“Dentro da ZPE estão as maiores empresas ligadas ao Comércio Exterior do Estado. Trata-se de uma política pública, com foco no desenvolvimento regional, econômico e social, e que está dentro dos dez projetos estratégicos do Governo do Ceará. Temos mais 16 ZPEs autorizadas a operar no Brasil, mas a única em operação é a nossa”, ressalta Andréa.
A diretora também falou sobre as mudanças oriundas do Novo Marco Regulatório da ZPEs, sancionado em julho, e da expansão da ZPE Ceará, o Setor 2, que será inaugurado neste semestre.
Karina Bzyl, por sua vez, deu detalhes sobre as operações da ZPE Ceará, que acontecem 24 horas por dia, sete dias por semana. A gerente de operações fez questão de destacar o Sistema Integrado de Controle Aduaneiro (SICA), criado pela ZPE em parceria com a Receita Federal, para controle de acesso de pessoas, cargas e veículos na área onde são movimentadas as mercadorias.
“Temos muito orgulho do nosso sistema, que é super moderno, efetivo e seguro, além de utilizar papel zero, sendo também sustentável. Contamos, ainda, com um total de 225 câmeras, com controle biométrico e leitor de placas de veículos por OCR, o que garante a total segurança de nossas operações”, pontua Karina.
O evento completo pode ser conferido clicando aqui.