A Zona de Processamento de Exportação (ZPE) do Ceará, primeira Free Trade Zone a entrar em atividade no Brasil, completou oito anos de operação nesta segunda-feira, 30 de agosto. Durante esse tempo, é indiscutível a geração de emprego, renda e o desenvolvimento da região onde a empresa está instalada, mas vale ressaltar que a mudança ultrapassa o cenário industrial do Ceará.
A ZPE Ceará é feita por pessoas e palco de muitas histórias. Com operações que já movimentaram mais de 60 milhões de toneladas desde que tiveram início, a empresa mudou e continua transformando a vidas dos colaboradores que, diariamente, se dedicam às atividades laborais, além de ser, para os moradores da região, uma grande oportunidade de desenvolvimento profissional.
Entre os beneficiados pelas atividades da empresa está Alexandre Oliveira Procópio, de 34 anos. Ele diz que sua vida mudou desde que surgiu a oportunidade de trabalhar na ZPE Ceará. Natural de Paracuru, ele lembra que foi contratado em maio de 2014 e, há sete anos, vive uma grande experiência.
“Antes de entrar na ZPE, eu era funcionário de supermercado, trabalhava com os estoques. Sempre tive o sonho de trabalhar em uma grande empresa, mas nunca imaginei que seria aqui, na primeira ZPE a operar no País”, destaca.
Segundo Alexandre, a proposta para trabalhar na ZPE Ceará foi a grande oportunidade de sua vida. “Eu não pensei duas vezes e logo aceitei”, relata. Ele começou como auxiliar de serviços gerais e aproveitou para se dedicar e mostrar que estava ali para fazer o seu melhor. “Exerci minha função com muita dedicação e responsabilidade, procurando sempre um bom desempenho dentro da empresa”, relembra. Foi assim que, aos poucos, Alexandre foi reconhecido e conquistou outros cargos. Hoje, o colaborador atua na área operacional.
OPORTUNIDADES PARA A VIDA
O colaborador compartilha que começar a trabalhar na ZPE Ceará lhe proporcionou uma nova vida. “Voltei a estudar, terminei meu ensino médio e também a faculdade”, conta. Segundo ele, a formação em Técnico em Logística ajuda bastante nas tarefas exercidas em sua rotina de trabalho.
Apesar de ser um grande desafio atuar em uma empresa deste porte, Alexandre ressalta que não se abala pelas dificuldades que, eventualmente, aparecem. “Eu tento sempre dar o meu melhor, procuro vencer esses desafios visando sempre o melhor para mim e para a ZPE Ceará”, relata Alexandre.
Com sete anos de casa, Alexandre diz se sentir orgulhoso em comemorar mais um ano de funcionamento da empresa e fazer parte da “Família ZPE”, como chama carinhosamente seus colegas de trabalho. “É um prazer acompanhar de perto toda a trajetória e desenvolvimento desta empresa que só cresce e me engrandece. Parabéns, ZPE Ceará pelos 8 anos de existência e que venha ainda mais progresso”, finaliza o colaborador.