Ir para o conteúdo
Notícia

ZPE Ceará adere ao Pacto Global da ONU

A Zona de Processamento de Exportação do Ceará (ZPE Ceará) agora é participante da Rede Brasil Pacto Global, uma iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU). A aprovação da ZPE cearense no projeto ocorreu neste mês de março.

Atualmente, no Brasil, cerca de 1.800 organizações fazem parte dessa rede que incentiva empresas a adotarem e promoverem, em sua prática de negócios e operações, os dez princípios universalmente aceitos nas áreas de direitos humanos, trabalho, meio ambiente e combate à corrupção.

Segundo a assessora de qualidade e inovação, Márcia Maia, foi um grande passo para a free zone cearense. “Esse trabalho vem sendo realizado no sentido de alinhar a atuação da empresa em prol de ações que contribuam para o desenvolvimento de uma sociedade mais justa, economicamente viável e ambientalmente saudável”, explica.

Práticas sustentáveis

Visando contribuir com um mundo mais equilibrado, a ZPE Ceará implementou ações de governança que protejam as pessoas e o meio ambiente, além de gerar desenvolvimento econômico para a região.

“Essas práticas nos permitiram assumir esse compromisso com outras organizações e com a sociedade. Ficamos muito felizes em aderir a essa iniciativa voluntária e pretendemos continuar trabalhando para atender ainda mais os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU e os princípios do Pacto Global”, destaca Eduardo Neves, presidente da ZPE Ceará.

Dentre as ações implementadas pela ZPE Ceará estão a elaboração do Relatório de Sustentabilidade e a criação de um núcleo ESG (sigla em inglês que significa meio ambiente, sustentabilidade e governança). Nos últimos anos, a ZPE cearense também foi reconhecida com certificações como o Selo TCE Sustentável, concedido pelo Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE-CE), o Selo do Programa Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P), do Ministério do Meio Ambiente (MMA), dentre outros.