Ir para o conteúdo
Noticia Arquivada

Votorantim

Votorantim
Já está operando a nova unidade cimenteira da Votorantim no Ceará, localizada no Pecém. A produção, entretanto, ainda ocorre em fase de teste, de acordo com informações da assessoria de imprensa do grupo. A data de inauguração ainda não está definida, mas deverá ocorrer ainda este semestre. A Votorantim é uma das dez maiores empresas de cimento, concreto e agregados do mundo.

O investimento empregado na fábrica foi da ordem de R$ 45 milhões, que será uma unidade de moagem de cimento e argamassa, atendendo especialmente o mercado da Região Metropolitana de Fortaleza. Só em cimento, a capacidade de moagem será de 220 mil toneladas anuais.

A previsão anterior, informada pelo Diário do Nordeste em 26/6/2008, era de que o empreendimento iniciasse as suas operações ainda em julho do ano passado, segundo informações do gerente da unidade Votorantim de Sobral, Luiz Flávio Daniel. Ainda de acordo com o gerente, a unidade do Pecém irá contribuir para os planos do grupo de incrementar em aproximadamente 30% a capacidade de produção da empresa.

Itataia poderá beneficiar

A nova cimenteira também poderá ser beneficiada com a concretização da usina de Itataia. Apesar de estar focada na produção de urânio e fosfato, a mina também conta com reservas de 300 milhões de metros cúbicos de calcário, que é matéria-prima para a produção de cimento.

A Votorantim é líder no mercado brasileiro de materiais básicos para construção civil, possuindo 40% de market share no ramo de cimento. O grupo fabrica mais de 40 itens entre cimento, concreto, argamassa, agregados, gesso, cal e calcário agrícola. As suas principais marcas são Votoran, Itaú, Poty, Tocantins e Aratu.

 

(Fonte: Diário do Nordeste – Fortaleza – Editoria: Negócios)