Segundo o diretor de Relações com Investidores da Vale, Fábio Barbosa, os fundamentos para minério de ferro e metais são favoráveis porque a oferta neste mercado está passando por uma “contração estrutural”, enquanto o consumo voltará a crescer, estimulando demanda e preços
A mineradora Vale avalia que as perspectivas para o setor de mineração seguem positivas no longo prazo, apesar da atual retração do mercado. Segundo o diretor de Relações com Investidores da Vale, Fábio Barbosa, os fundamentos para minério de ferro e metais são favoráveis porque a oferta neste mercado está passando por uma “contração estrutural”, enquanto o consumo voltará a crescer, estimulando demanda e preços. A Vale é parceira da Dongkuk Steel Mill Co. no consórcio que compõe a Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP).
“Ninguém imagina que a China deixará de crescer”, disse. “Esta combinação nos favorecerá, e muito, no longo prazo”, disse o executivo. Segundo o executivo, a China deve crescer entre 7% e 8% em 2009, enquanto a média de crescimento dos países emergentes será de 4% a 5%. Os desenvolvidos devem ter, em média, retração de 1%. “Os preços do aço e do minério no mercado à vista na China pararam de cair, o que é um sinal de que o estímulo está funcionando”, disse.
Barbosa destacou que a Vale está em uma boa posição devido a financiamentos assegurados e aos recursos que captou em julho em uma oferta global de ações. (Com agências)
(Fonte: O POVO - FORTALEZA - OUTROS - 16/12/2008 - Editoria: Economia)