O TMUT está sendo erguido pelo consórcio Marquise/Ivaí e a previsão para entrega é até o fim de 2010. Estão sendo construídos mais 1.000 metros do quebra-mar existente, que passará a ter um total de 2.770 metros, dois berços de atracação contínuos com extensão total de 760 metros de comprimento, sendo 700 metros de cais acostável, linha de guindastes para descarregamento e carregamento de contêineres, e retroárea para pátio de estocagem com cerca de 87.400 metros quadrados.
Também está prevista a ampliação da ponte que dá acesso ao terminal, em 363 metros, com pista dupla, passeio, guarda-rodas e sistema de iluminação; instalação de energia elétrica, abrangendo geração de energia, alimentadores, subestação, distribuição de media tensão e baixa tensão, tomadas, para contêineres frigorificados, água tratada, telefonia, telemática, sistema de combate a incêndio e sistema de controle automatizado das instalações. A ponte passará dos atuais 2.160 metros de comprimento para 2.523 metros.