Ir para o conteúdo
Notícia

SIPAT 2024 – Cultura de Segurança: Protegendo Vidas

O evento foi promovido em parceria com empresas que também atuam no Terminal Portuário do Pecém

Com o tema Cultura de Segurança: Protegendo Vidas, a Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho – SIPAT 2024 foi realizada de 24 a 26 de abril, no auditório do Bloco de Utilidades e Serviços do Complexo do Pecém. Capitaneado pela equipe de Segurança do Trabalho, o evento foi promovido em parceria com empresas que prestam serviços ao Complexo.
 
De acordo com Wagner Ferreira, gerente de Saúde e Segurança do Trabalho do Complexo, essa parceria entre autoridade portuária, operadores e prestadoras de serviços, tem como propósito a difusão da mensagem aos trabalhadores sobre a importância da prevenção e da cultura em Saúde e Segurança do Trabalhador. “Apresentamos a evolução nas ações de gestão em saúde e segurança do trabalho no terminal como um todo. Quando falamos em segurança, todos têm o mesmo objetivo de preservar a saúde e proteger vidas, independentemente de fardamento, crachá e hierarquia”, destaca Wagner.
 
Programação especial


Foram três dias de palestras que abordaram temas sobre saúde, segurança, além de cuidados individuais e coletivos que são indispensáveis para promover um ambiente mais seguro para os colaboradores do Complexo do Pecém.
 
Karine Rafaele, analista de meio ambiente da ZPE Ceará, faz questão de participar todos os anos do evento. Ela destaca que, durante a SIPAT, é possível aprender práticas simples e atualizadas que podem salvar vidas não apenas no ambiente de trabalho, mas também nos lares dos participantes. “A SIPAT foi bastante enriquecedora, principalmente devido ao treinamento em primeiros socorros, que pode ser aplicado tanto no ambiente de trabalho, como também em nossas casas. Acredito que esse é um evento crucial para reforçar um de nossos valores fundamentais: a segurança em todas as nossas atividades”, diz Karine.
 
Durante o evento, alguns serviços como bioimpedância, aferição de pressão arterial, IMC e glicemia foram disponibilizados de forma gratuita a todos os participantes.
 
Itamar Araújo, analista de desenvolvimento logístico e engenheiro de segurança do trabalho, destaca que o evento é realizado anualmente e tem cumprido a missão de difundir a importância da prevenção e da cultura em saúde e segurança do trabalhador. “O sucesso da nossa SIPAT é resultado da união de forças, recursos e ideias dos organizadores. Essa parceria incentiva a participação, otimizando os recursos e reforçando o apoio nas ações unificadas”, finaliza o engenheiro.
 
Confira algumas fotos da SIPAT 2024.