As certificações estão alinhadas com a estratégia da empresa de atuar mais fortemente em mercados com maior exigência de qualidade do aço
A Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP), localizada na Zona de Processamento de Exportação do Ceará (ZPE Ceará), foi aprovada nas rigorosas auditorias para as certificações IATF e ISO 9001. Com a IATF, a siderúrgica cearense está apta a fornecer aço para o setor automotivo, atestando uma série de requisitos internos, além de ter um produto premium.
Já a ISO 9001 atesta o sistema de gestão de qualidade da empresa, que estabelece diretrizes para a produção do aço, com o objetivo de tornar a siderúrgica do Pecém uma referência mundial em segurança, qualidade, custo, desenvolvimento tecnológico e sustentável.
A auditoria final foi realizada de 13 a 16 de outubro, quando os auditores visitaram a CSP para analisar os processos da empresa. Com o método atual de trabalho, as etapas da auditoria foram realizadas de forma mista: presenciais e online.
Por quê a IATF é importante?
1 – Os produtos do setor automotivo têm um preço maior que os demais produtos;
2 – A CSP pode estabelecer um relacionamento de fornecimento de longo prazo;
3 – A indústria automotiva é uma das mais importantes na economia mundial.
A certificação traz os seguintes benefícios:
1 – Práticas reconhecidas internacionalmente para gestão da qualidade;
2 – Melhoria da eficiência e eficácia, por meio do uso de ferramentas estatísticas para controle de processo e de gestão de risco;
3 – Melhoria no sistema de documentação;
4 – Obtenção de reconhecimento maior por parte dos clientes.
Origem
A certificação foi criada em 1999 pela International Automotive Task Force (IATF), com o objetivo de unificar os diferentes sistemas de avaliação e certificação em todo o mundo na cadeia de fornecimento ao setor automotivo.