Ir para o conteúdo
Noticia Arquivada

Semelhanças entre Pecém e Sohar mostram potencial do porto cearense

“O Porto de Sohar começou a funcionar em 2002, na mesma época em que o Porto do Pecém, e apresenta um crescimento significativo, sendo hoje um case de sucesso. Levaremos todo o conhecimento para fazer com que o nosso porto cresça ainda mais em escala global”, declarou o presidente da Cearáportos, Danilo Serpa, sobre a visita realizada ao Porto de Sohar, localizado em Omã, e considerado a porta de entrada para o Golfo Pérsico.

 

Recepcionados pelo Diretor Comercial do Porto , Marc Evertse, o presidente do Porto do Pecém, e o assessor da presidência, Fábio Abreu, conheceram toda a estrutura do porto árabe que inclui a Refinaria de Sohar (Sohar Refinary), as obras da segunda refinaria, área de tancagem e GLP, fábrica de fertilizantes, terminal de contêineres, terminal de veículos, carga geral e de projetos e freezone (zona franca).

 

Dentre os locais visitados, está o Terminal da empresa brasileira Vale, onde puderam assistir a operação do maior navio mineraleiro do mundo, o ValeMax. A embarcação, que saiu do Porto de Tubarão, no Espírito Santo, tem capacidade para transportar 388 mil toneladas do granel sólido. “O processo de importação de minério de ferro é uma atividade nova no Porto do Pecém, então acompanhar esta operação é importante para aperfeiçoar o que estamos fazendo no Ceará e atendermos a Siderúrgica do Pecém com a melhor produtividade possível”, disse Serpa. No terminal da Vale,no porto árabe, são descarregados, por dia, cerca de 80 mil toneladas de minério de ferro.

 

Assim como o Pecém,o Porto de Sohar foi projetado para ser um complexo industrial e possui atualmente cinco principais vertentes: contêineres/carga geral, petroquímica, metalurgia, energia e a zona franca. De acordo Serpa, as semelhanças com o Porto do Pecém são muitas e o terminal portuário cearense tem tudo para se destacar como Sohar. “O trabalho é árduo, mas o sucesso é certo.  Com o apoio que temos recebido do governador Camilo Santana, vamos nos esforçar ainda mais  para que, em breve, alcancemos o mesmo patamar de Sohar”, finalizou.

 

Porto de Sohar

 

Resultado de uma parceria entre o Porto de Rotterdã e o Governo de Omã, o Porto de Sohar possui uma localização estratégica, entre as principais rotas da Europa e Ásia, sendo possível alcançar através dele mais de 3,5 bilhões de consumidores. Ano passado (2015) foram movimentadas 50 milhões de toneladas por Sohar.

 

Luiza Dantas
(85) 33721795 | 98944.2841
Assessoria de Imprensa da Cearáportos
luiza.dantas@cearaportos.ce.gov.br