A revista Portos e Navios, acreditada publicação editada no Rio de Janeiro, publicou interessante matéria destacando os números positivos do Porto do Pecém, destacando-o entre os principais portos brasileiros.
A revista enfatiza a exportação de frutas através do terminal do Pecém, o que assegura pelo terceiro mês consecutivo a liderança entre todos os portos do país, ressaltando ainda um crescimento de 22% na movimentação de cargas em relação ao mesmo período de 2008.
Em outubro último foram movimentadas 1.435.306 toneladas de mercadorias através do porto cearense administrado pela Cearáportos.
O Pecém é novamente o primeiro colocado na exportação de frutas, com uma participação de 33%, seguido pelos portos de Santos (14%), Salvador (11%), Rio Grande (10%), Natal (8%), Mucuripe (8%) e Suape (7%).
No mesmo período foram transportadas 20.552 toneladas de carne congelada, o que representa um aumento de 396% em relação ao mesmo período do ano passado. Outro dado positivo foi na exportação de calçados, movimentando 9.555 toneladas, representando 24% das exportações brasileiras, perdendo apenas para o Rio Grande do Sul, este com participação de 37%.
No quesito de movimentação de produtos siderúrgicos (bobinas, chapas, fio máquina, etc) o Pecém ocupa a segunda colocação no ranking de importação, sendo ultrapassado apenas pelo porto de Santos, que movimentou 412 mil toneladas (26% do total) contra 282 mil toneladas do Pecém, que registrou participação de 18%, seguido pelos portos do Rio de Janeiro (13%), São Francisco do Sul (11%) e Itajaí (7%).
Comprovando mais uma vez o excelente desempenho do porto cearense, o escoamento de lingotes de alumínio movimentou 10.700 toneladas de janeiro a outubro do corrente ano, confirmando a liderança de exportações em quase todos os itens.
Assessoria de Comunicação da Cearáportos
Joseoly Moreira – joseoly@gmail.com – (85) 3267.2525