Atracação do Golar Spirit inicia-se hoje
A manobra de atracação do navio que fará o processo de regaseificação de GNL (gás natural liqüefeito) no Porto do Pecém será iniciada hoje, mas poderá ser concluída somente amanhã, informou o diretor de Desenvolvimento Comercial da Cearáportos — empresa que administra o Porto do Pecém —, Mário Lima Júnior. O Golar Spirit, embarcação pertencente à Petrobras, está em área de fundeio do terminal portuário desde julho passado.
´Eles irão começar os preparativos, envolvendo os equipamentos auxiliares, que são os rebocadores que auxiliam a manobra, e o prático, que é quem conduz o navio até o berço de atracação´, esclarece.
Segundo ele, a solicitação para o processo já foi pedida pela Petrobras e acatada pela Cearáportos. Nesse último fim de semana, foi iniciado o resfriamento das instalações, para o recebimento da primeira carga do gás natural.
´O Golar não é um navio que carrega carga seca, como contêineres vazios, mas é de carga especial. A Petrobras está realizando todos os procedimentos de segurança para a operação. Ela vai iniciar amanhã [hoje] a manobra, mas, se não der para terminar até o fim do dia, ela continua na quinta-feira´, relata o diretor da Cearáportos.
O Terminal de Regaseificação do Pecém é a primeira planta móvel a realizar este processo no País. A embarcação possui capacidade de regaseificar sete milhões de metros cúbicos de gás por dia, o que equivale a cerca de metade do consumo atual de gás natural atualmente destinado ao mercado térmico nacional e que deverá ampliar em 13 vezes a oferta no Ceará.
O terminal deverá, segundo informou a diretora de Gás e Energia da Petrobras, Maria das Graças Foster, enviar a sua primeira carga à malha de gasodutos em dezembro.
Além deste, a estatal também terá outro navio regaseificador na Baía de Guanabara, no Rio de Janeiro, o Golar Winter, com capacidade de regaseificar 14 metros cúbicos de gás por dia. A empresa já confirmou que irá garantir ainda um outro navio deste tipo operando no Sul do País.
(Fonte: DIÁRIO DO NORDESTE – FORTALEZA – outros – 26/11/2008 – Editoria: Negócios)