Ir para o conteúdo
Noticia Arquivada

Refinaria: testes já em 2013

O dia 1º de setembro de 2013 foi a data estabelecida no encontro de ontem entre Governo, Ceará Portos e Petrobras

Embora a Petrobras tenha oficializado que a Refinaria Premium II — a ser instalada no Pecém — tenha 2014 como o ano em que inicia suas operações, ontem, o secretário de Infra-estrutura do Governo do Estado, Adail Fontenele, deu dia e mês para o empreendimento virar realidade.

´O cronograma que será estabelecido permitirá que no dia 1º de setembro de 2013, esteja tudo pronto para a refinaria começar a funcionar. Primeiramente, em caráter de testes. Mas, em janeiro de 2014, que é a data oficial, a todo vapor´, informou Adail. A unidade Premium do Maranhão também irá operar em 2013.

O secretário cearense esteve reunido ontem, no Porto do Pecém, com a CearáPortos — administradora do terminal — e o Grupo de Infra-estrutura Portuária da Petrobras. Na pauta do encontro a portas fechadas e que durou toda a tarde de ontem, estavam, conforme Adail, algumas pendências técnicas. ´O terminal marítimo é fundamental para o funcionamento da refinaria e hoje [ontem] nós conseguimos chegar a um consenso´, ressaltou Adail. ´Antes a Petrobras exigia uma profundidade de 20 metros para os navios atracarem. Agora, ficou acertado que 17,7 metros será suficiente´, completou.

Pendências resolvidas

Também ficou garantido a construção da quantidade de píeres que forem necessários para o funcionamento da refinaria e a transferência do parque de tancagem de combustíveis do Mucuripe para o Pecém quando a unidade de refino estiver com suas obras em fase final de execução.

Será ainda instalada uma Central de Refrigeração para Gás Liqüefeito de Petróleo, a ser construída na área de expansão do Porto do Pecém, além de um novo terminal de granéis líquidos.

Na próxima quinta-feira (05), às 14h, os demais grupos de trabalho (meio-ambiente, tributário e jurídico) envolvidos para a viabilização da Refinaria da Petrobras no Ceará, se reunirão no Palácio Iracema. Estará presente ao encontro o gerente de implantação da Refinaria Premium II, Heyder Carvalho. Na ocasião, será formatado o Termo de Compromisso — a ser assinado entre o Governo cearense e a Estatal. Após firmado será marcada a data para início da elaboração do cronograma. O prazo acertado entre o Estado e a Petrobras para desenhar as metas de trabalho é de 90 dias, já que 120 dias após ser firmado o Termo de Compromisso deverá ser assinado também o Contrato Operacional para viabilizar as obras do equipamento orçado em US$ 11,1 bilhão.

 

(Fonte: DIÁRIO DO NORDESTE – FORTALEZA – 30/01/2009 – Editoria: Capa)