Ir para o conteúdo
Notícia

Reconhecimento: Ouvidoria realiza ação no Dia do Elogio

No ambiente de trabalho, convivemos diariamente com pessoas que contribuem e são essenciais para o bom funcionamento da empresa, mas a simples ação de reconhecer o que o outro faz, dentro de sua função, muitas vezes acaba passando despercebida, resultado de uma rotina corrida e atarefada.

Por isso, com o intuito de estimular a cultura do elogio no Complexo do Pecém, a ouvidoria realizou uma ação em alusão ao Dia Internacional do Elogio. Adesivos com diversos adjetivos positivos foram disponibilizados para os colaboradores distribuírem entre seus colegas. No fim do dia, o setor de Registro e Armazenamento foi agraciado com o Certificado de Área mais elogiada; e os colaboradores foram para casa mais felizes com o reconhecimento recebido.

Segundo Ernesto Neto, ouvidor do Complexo do Pecém, a necessidade de reforçar a importância do elogio no ambiente de trabalho foi identificada a partir de manifestações recebidas pela Ouvidora. “Essa é a segunda vez que realizamos uma ação para a data e buscamos, através dela, reforçar junto ao público externo e interno a importância do reconhecimento da atuação dos bons profissionais que, também, atendem ao cidadão”, destaca.

Efeitos positivos

O jogo entre os colaboradores resultou em um dia divertido e de interação. Para José Elton, assistente de desenvolvimento logístico (importação/exportação), o reconhecimento não precisa ser necessariamente financeiro para gerar grandes efeitos positivos no desenvolvimento dos colaboradores.

“Reconhecer o esforço e o compromisso com sua missão na companhia é uma forma de demonstrar para o profissional que seu trabalho tem gerado bons resultados e atendido as expectativas. Esse programa traz aos colaboradores, de todas as funções e setores, a certeza de que seu trabalho é importante para outras pessoas e para o desenvolvimento da companhia”, afirma Elton.

A prática, apesar de simples, pode trazer muitos benefícios à vida pessoal dos colaboradores e para a empresa, como aumento dos níveis de motivação da equipe, melhora no clima organizacional, melhora a autoestima dos colaboradores, dentre outros. Ernesto Neto considerou a ação um sucesso tanto para a integração da equipe, como também para aproximar a ouvidoria dos colaboradores.

“Estou muito satisfeito, pois acredito que conseguimos mostrar aos colaboradores a importância de valorizar o trabalho dos colegas, além de aproximar a Ouvidoria dos colaboradores e áreas da Companhia, desmistificando a ideia de que a nossa função é ser um canal apenas de reclamação e denúncia”, finaliza o Ouvidor do Complexo do Pecém.

OUVIDORIA DO COMPLEXO DO PECÉM

O acesso à Ouvidoria pode ser feito presencialmente no Bloco de Utilidades e Serviços (BUS), sala 128; pela internet, através do Portal Ceará Transparente; pelo e-mail ouvidoria@complexodopecem.com.br; e pela central de atendimento telefônico gratuito 155. Após criar sua manifestação, você pode acompanhar o atendimento pelo número de protocolo ou acessando seu perfil no Ceará Transparente.

Horário de atendimento presencial

8h às 11h30 e 12h30 às 16h30

Ouvidor – Complexo do Pecém

Ernesto Neto

Telefone: (85) 3372-1605