O Ceará deve receber investimentos da ordem de R$ 9 bilhões até 2010 (dos recursos dos tesouros estadual e federal, além de empréstimos), para os chamados projetos prioritários. O montante foi apresentado pelo governador Cid Gomes nesta terça-feira, 12, em São Paulo, para empresários da Associação Brasileira da Infra-estrutura e Indústrias de Base (ABDIB). Segundo o conteúdo publicado no site da instituição, estão fora deste total os empreendimentos privados em implementação ou em planejamento.
Cid Gomes também apresentou o desempenho fiscal do Estado. Ele lembrou que o Ceará conseguiu economizar, em 2007, 7,22% antes do pagamento de juros da dívida. “Foi o maior superávit primário de toda a nossa história e também entre todos os estados brasileiros”, expôs. Conforme o governador, o Ceará conta com capacidade expressiva para assumir novas dívidas, pois compromete apenas 40% da Receita Corrente Líquida (RCL) – o Senado admite até 200%.
O presidente da Abdib, Paulo Godoy, elogiou a trajetória cearense em busca de implantar novos empreendimentos. “Quem vai ter sucesso, de agora em diante, são os administradores que se dedicarem a sanear as finanças e aumentar os investimentos. A percepção que temos é que o Ceará está seguindo essa agenda”, concluiu.
(Fonte: O Povo/CE/Andreh Jonathas)