Ir para o conteúdo
Notícia

Qualidade de vida durante o trabalho noturno é discutida no Complexo do Pecém

O Complexo do Pecém funciona 24 horas por dia e, para que isto seja possível, conta com uma equipe de plantonistas que garante o funcionamento habitual do Porto e da ZPE Ceará à noite, exatamente como acontece durante o expediente diurno.

De acordo com especialistas, a disciplina é indispensável para que esses colaboradores, que trabalham durante a noite, mantenham uma rotina produtiva. Por esse motivo, selecionamos algumas dicas de como minimizar os impactos do trabalho noturno e aumentar a qualidade de vida desses colaboradores:

– Dormir sempre nos mesmos horários, mesmo nos dias de folga, para que o relógio biológico não fique ainda mais afetado;

– Pelo menos 30 minutos antes de dormir, evite exposição às telas como TVs ou celulares, pois isso afeta a qualidade do sono e pode provocar sonolência diurna;

– Na hora do sono, opte por ambientes tranquilos e sem claridade;

– Usar travesseiros que garantam uma boa postura e ajudem a evitar a transpiração;

– Manter uma alimentação equilibrada durante o dia, com horários regulares e alimentos saudáveis, ricos em fibras, muitas frutas e pouca gordura;

– Evitar o consumo de refrigerantes com cafeína, café, chá preto ou mate durante o trabalho noturno e, principalmente, antes de dormir;

– Praticar exercícios físicos regulares, manter o peso e evitar o consumo excessivo de álcool e cigarros também são medidas importantes.

Ciro Torres, Gerente de Recursos de Segurança do Porto

Ciro Torres, Gerente de Recursos de Segurança do Porto do Pecém, trabalha há oito (8) anos como plantonista operando o Circuito Fechado Televisionado – CFTV. Ele diz já estar acostumado à rotina que muda a cada seis meses.

“Trabalho no primeiro semestre à noite e durante o dia no segundo. Acredito que é uma questão muito pessoal, mas eu, sempre que mudo de turno, demoro de um a dois meses para me adaptar e depois fica mais fácil.”, diz.

O gerente recomenda aos profissionais que trabalham a noite, que escolham um ambiente tranquilo para descansar após o plantão. “Eu moro sozinho, então consigo me proporcionar esse momento. Descanso bem e isso faz com que eu aproveite com qualidade os dias de folga, além de estar disposto para o próximo expediente ”, destaca.

Herivelto Oliveira, supervisor de operações da ZPE Ceará

Para Herivelto Oliveira, supervisor de operações da ZPE Ceará, começar a trabalhar no plantão noturno foi um desafio. Atuando há quatro (4) anos na função, o supervisor destaca que eles possuem uma rotina intensa. “O movimento que acontece na ZPE durante o dia é, praticamente, o mesmo da noite. Precisamos estar bem atentos durante o expediente para que todos os serviços funcionem corretamente”, salienta Oliveira.

Nos dias de folga, Herivelto conta que aproveita para ficar com a família e, principalmente, para descansar muito. “Quando estou trabalhando, sempre faço algum programa com meus filhos, mas prefiro me resguardar a maior parte do tempo, para estar disposto para o próximo plantão”. Herivelto ressalta que, apesar da correria, gosta de trabalhar a noite.

Time do plantão noturno na ZPE Ceará (foto tirada antes da pandemia)

Ao todo, 123 colaboradores seguem o regime de 12×36 horas, ou seja, trabalham uma noite e folgam na outra. E enquanto a maioria das pessoas estão dormindo, esses colaboradores garantem o sucesso nas operações realizadas no Complexo do Pecém.