Ir para o conteúdo
Noticia Arquivada

Protocolo de instalação da CSP assinado dia 16


O protocolo de instalação da Companhia Siderúrgica de Pecém (CSP) será assinado no próximo dia 16 de abril, pelo governador Cid Gomes, por representes do consórcio da CSP — , formado pela Vale e DongKuk Steel —, e pelo prefeito de São Gonçalo do Amarante, Walter Júnior, no próprio local onde será construído o empreendimento, no Complexo Industrial e Portuário do Pecém. A data foi fechada na tarde de ontem, durante reunião de Cid Gomes com o presidente da CSP, Maurício Chu, outros três executivos da empresa coreana e o diretor de Siderurgia da Vale, Luciano Ferreira.

´O memorando será assinado no próximo dia 16´, confirmou o diretor de Desenvolvimento Setorial da Adece (Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará), Eduardo Diogo, após encontro dos executivos, à portas fechadas, no gabinete do governador. Presente à reunião, Diogo disse que todas as pendências à instalação da CSP no Ceará foram dirimidas e que os sócios manifestaram a determinação de iniciar as obras em dezembro próximo ou janeiro de 2010.

´Há uma firme determinação do Consórcio de iniciar as obras logo em dezembro´, informou Diogo, lembrando que o prazo para conclusão do empreendimento é de 36 meses, ou seja, em 2013. ´Confirmamos em 100% as informações do Diogo´, limitou-se a falar Maurício Chu, após o encontro.

Ainda segundo Diogo, as pendências de ordem fiscal e tributária foram resolvidas, ficando em aberto apenas algumas definições de infra-estrutura e os índices a serem aplicados, como os percentuais de isenção de ICMS e demais tributos Estaduais. ´Isso será decidido pelo governador´, informou o diretor da Adece.

Para viabilizar o empreendimento, o município de São Gonçalo do Amarante também deverá abrir mão de parte do Imposto sobre Serviços (ISS). Quanto à participação da japonesa JFE Steel, no empreendimento, Diogo falou apenas que ´neste momento a JFE está fora da composição da CSP´.

Mais apoio

Além dos benefícios fiscais e das obras de infra-estrutura já concedidas pelo governo Estadual, como as ampliações do Porto do Pecém, a correia transportadora de minérios e descarregadores para servirem de apoio às necessidades da Siderúrgica, o governo Estadual irá construir também, uma rodovia exclusiva para o transporte do aço, do Porto até a sede do empreendimento.

´A produção de placas de aço e, mais adiante, de laminados, poderá atender indústrias desde as já existentes no Estado, como de linha branca (refrigeradores, fogões e lava-roupas) , até automobilísticas e de material de construção´, afirmou Cid Gomes, ao justificar os investimentos Estaduais para garantir a instalação da CSP e gerar um pólo metalmecânico no Estado do Ceará.

 

(Fonte: Diário do Nordeste – Fortaleza – Editoria: Negócios)