Ir para o conteúdo
Noticia Arquivada

Protocolo da CSP no dia 14

Depois de muitas e idas e vindas, a assinatura do protocolo de intenções para a construção da Companhia Siderúrgica de Pecém (CSP) está confirmada para o dia 14 deste mês. Segundo Eduardo Diogo, diretor de Desenvolvimento Setorial da Agência de Desenvolvimento Econômico do Ceará (Adece), a cerimônia, que deverá contar com a presença de 200 convidados, está agendada para às 11 horas da manhã, no auditório do Palácio Iracema, em Fortaleza.

De acordo com ele, assinarão o documento, José Carlos Martins e Aristides Corbellini, respectivamente, diretor executivo de Minerais Ferrosos e diretor de siderurgia da Vale; o responsável pela Área Internacional da DongKuk, com sede em Los Angeles (EUA), Yung Il Mun; o governador do Ceará, Cid Gomes; e ainda o prefeito de São Gonçalo do Amarante, município onde será implantada a CSP, Walter Ramos de Araújo Júnior.

Inicialmente prevista para o dia 16 de abril deste ano, a assinatura do Protocolo de Intenções da siderúrgica teve que ser revista para que pudesse haver adequação das agendas dos executivos coreanos e os da Vale. Esta data havia sido fechada no dia 18 de março último, em reunião do governador Cid Gomes com o presidente da CSP, Maurício Chu, outros três executivos da empresa coreana e o diretor de Siderurgia da Vale.

A usina a ser implantada no Ceará produzirá seis milhões de placas de aço por ano, sendo três milhões delas fabricadas na primeira fase de funcionamento, que se inicia em 2013, dobrando essa capacidade em 2015. A construção do empreendimento está prevista para ser iniciada em janeiro do próximo ano, com as obras de terraplanagem e ocupará área de 1 mil hectares. Na sua construção, a CSP demandará 450 mil metros cúbicos de cimento armado, 100 mil toneladas de estrutura metálica e 350 mil toneladas de equipamentos. O investimento previsto com o empreendimento é da ordem de US$ 4 bilhões a US$ 5 bilhões.

 

(Fonte: Diário do Nordeste – Fortaleza – Editoria: Negócios)