Com os cursos, ao todo, 29 pessoas foram beneficiadas. A colônia de pescadores foi toda equipada com os utensílios necessários para a realização das capacitações.
O presidente do Porto do Pecém, Danilo Serpa, entregou na manhã desta quinta-feira (5), os certificados dos cursos de Informática Básica e Panificação, que fazem parte do Programa de Educação Ambiental do Porto do Pecém. O evento aconteceu na Colônia de Pescadores do Pecém. Também estavam presentes Lucineide Mendes, presidente da Colônia do Pecém, Márcia Emanuelle, assessora executiva do Porto do Pecém e responsável pela comunicação com a comunidade, e Júlio Almeida, consultor da MRS Estudos Ambientais.
Segundo Serpa, estes cursos são importantes pois capacitam a população local e dão oportunidades dentro do cenário que está se configurando na região, que hoje é um Complexo Industrial e Portuário. “O meu desejo é que, a cada dia, mais pessoas possam ser beneficiadas com o que está sendo realizado aqui na Colônia de Pescadores. O Porto conta com uma área industrial e a expectativa é de que outros empreendimentos venham para o Estado. “Vamos precisar de pessoas para preencher as vagas e vocês estão se preparando para isto”, declara o presidente.
A dona Antônia Duarte, de 55 anos, é uma das 16 beneficiadas com o curso de panificação e está confiante quanto à oportunidade de gerar renda com a nova habilidade que adquiriu com aulas. “Eu não estava trabalhando, vim fazer o curso e agora só estou me organizando para começar a produzir e vender”, declara. Ao todo, foram 5 encontros, somando 20 horas/aula.
Do curso de Informática Básica, 13 pessoas participaram. Aberto a qualquer pessoa que tenha ligação com os pescadores, não houve restrição de idade. O aluno mais novo da turma era o J.P, de apenas 10 anos. De acordo com o garoto, ele aproveitou o momento para aprender a usar o computador, que não tem em casa, e também para fazer amizades. “Foi muito legal. Se eu puder, vou fazer outros cursos na colônia”, disse o garoto que também participa da oficina de papel marché.
“Nós, do Porto do Pecém, estamos satisfeitos com os resultados e com a relação que estamos criando com a comunidade. Sabemos que este é apenas o começo, e queremos continuar contribuindo com o com crescimento de vocês e desenvolvimento da região”, finaliza Danilo.
PROGRAMA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL DO PORTO DO PECÉM
O Programa de Educação Ambiental (PEA) do Porto do Pecém tem como objetivo implementar ações de caráter, educativo, cultural, institucional, social e econômico, tendo com publico prioritário as famílias de pescadores e marisqueiras das comunidades de Pecém, Cumbuco e Taíba, e os trabalhadores da obra (PEAT). Atualmente, 322 são beneficiadas diretamente com as atividades oferecidas pelo programa que são:
- Informática Aplicada
- Ballet
- Horta Escolar
- Papel Marché
- Rádio Comunicação
- Panificação
- Artesanato
- Reforço Escolar
—