Ir para o conteúdo
Noticia Arquivada

Porto do Pecém tem potencial para crescer, disse representante internacional do Porto de Rotterdam

 

 

Nesta terça-feira (24), como parte da programação da consultoria que o Porto do Pecém está realizando com Rotterdam, os colaboradores da Cearáportos, assim como órgãos intervenientes e prestadores de serviços, que estão envolvidos com o trabalho no porto cearense, puderam assistir uma apresentação, ministrada pela representante internacional do porto holandês, Duna Uribe, sobre o plano que está sendo elaborado e o que vislumbram para o Porto do Pecém. “Nós estamos aqui para ajuda-los a extrair da melhor maneira possível todo o potencial que vocês possuem”, disse.

 

O presidente da Cearáportos, Danilo Serpa, iniciou o evento agradecendo a presença de todos e explicando por qual razão Rotterdam havia sido escolhido para prestar essa consultoria para Pecém. “Quando entrei aqui, sabia o que o Governador do Estado, Camilo Santana, esperava do porto, então, começamos a buscar alternativas para fazer com que Pecém crescesse ainda mais”, disse.  O Porto de Rotterdam, um dos maiores e mais eficientes portos do mundo, realiza consultorias em Portos que considera possível o crescimento, “Então, nada melhor de que estar assessorado e poder aprender com quem tem tanta experiência”, finalizou o presidente.

 

Uribe, durante sua explanação, falou sobre a importância do trabalho em sinergia entre porto e área industrial, enfatizando que este é um dos pontos cruciais em Rotterdam.  “O papel industrial é o que nos faz existir há tanto tempo e acreditamos que ele é fundamental para que um porto funcione, e vocês possuem essa estrutura aqui no CIPP”, destacou. De acordo com os estudos apresentados, o Porto do Pecém, desde o inicio de suas atividades cresceu, por ano, uma média de 24%. “Caso vocês comecem a implantar as sugestões que elaboramos, esperamos que, em 15 anos, o Porto do Pecém esteja movimentando entre 40 a 80 milhões de toneladas”, disse Uribe.

 

Além do trabalho integrado entre a o Porto e a área industrial, Duna também falou sobre o papel dos órgãos intervenientes neste trabalho. “Todos tem a sua função, mas devemos entender que estamos trabalhando com um mesmo objetivo, com um foco, assim acontece em Rotterdam”. Entre os convidados, Eveline Miranda, chefe da Unidade Regional de Fortaleza da ANTAQ, ficou satisfeita com a apresentação e acredita no desenvolvimento do Porto do Pecém, “Com envolvimento entre os órgãos públicos, administração portuária, e a área industrial, o objetivo de aumento de movimentações será alcançado. Acredito que seja possível crescer como eles mostraram”, declarou Miranda.

 

 

Para Edileida Brandão, colaboradora da Cearáportos, a palestra foi esclarecedora e mostrou que, neste processo de desenvolvimento, todos que hoje fazem parte da companhia, tem um papel fundamental. “Vou trabalhar em parceria com meus companheiros para que as nossas metas sejam alcançadas e a gente traga resultados satisfatórios”, concluiu.

 

Participaram do evento os representantes do Ibama, Anvisa, Antaq, AECIPP, UNILINK, Daniel Transportes, Tecer, Settarport, CTI, Inchacape Shipping, a diretoria e os colaboradores da Cearáportos.

 

Confira depoimentos de convidados que estiveram na palestra:

 

“Vimos como Rotterdam trabalha e queremos que o exemplo deles, no que diz respeito ao setor ambiental e sustentabilidade, seja seguido aqui em Pecém. Almejamos  o crescimento do Porto do Pecém atrelado a todos esses aspectos: progresso, emprego e sustentabilidade”, Carlos Maia,  coordenador do Núcleo de Prevenção e Atendimento a Emergências Ambientais do Ibama.

 

“Estamos aqui desde o inicio das atividades do Porto do Pecém e  estou bastante otimista com tudo o que pode acontecer por aqui”. José Daniel Neto, diretor da Daniel Transportes.

 

“Rotterdam é um exemplo a ser seguido, e esperamos que o Porto do Pecém mantenha a mesma estratégia aqui no Complexo Industrial e Portuário do Pecém – CIPP. Estamos dispostos a investir no que for necessário para contribuir com o crescimento e desenvolvimento do CIPP e da região”, Marcos Albuquerque, diretor da Unilink.

 

“Esta assessoria é fundamental para embasarmos o crescimento do Complexo Industrial e Portuário do Pecém. Mesmo com o cenário econômico atual, o CIPP continua se expandido e, então, devemos aproveitar esta oportunidade. Buscar esse conhecimento com Rotterdam é importante para a administração do porto, indústrias e administração pública”, Fernando Moura, presidente da Eneva e Associação das Empresas do Complexo Industrial e Portuário do Pecém (AECIPP)

 

Ficamos satisfeitos em fazer parte deste planejamento para o desenvolvimento do CIPP. Acreditamos muito na liderança da Cearáportos e no Governo do Estado do Ceará. Esta parceria com Rotterdam será muito importante  para alavancar todo o sucesso do Porto do Pecém”, Carlos Alberto, Gerente Comercial da TECER.

 

 

Luiza Dantas
(85) 33721795 | 98944.2841
Assessoria de Imprensa da Cearáportos
luiza.dantas@cearaportos.ce.gov.br