Nesta terça-feira (22), o Porto do Pecém recebeu a visita do novo comandante da Capitania dos Portos do Ceará, Capitão-de-Mar-e-Guerra Leonardo Salema Garção Ribeiro Cabral. Recepcionado pelo presidente da Cearáportos, Danilo Serpa, e o diretor de operações da companhia, Waldir Sampaio, o comandante Salema conheceu o Terminal Portuário do Pecém e ficou impressionado com o que observou durante dia.
“É um prazer tê-lo aqui conosco, mostrá-lo o Porto do Pecém e como trabalhamos. Entendemos que realizamos um trabalho em conjunto, então acredito que este é o inicio de uma parceria de sucesso”, declarou Serpa. Inicialmente, uma breve apresentação sobre o terminal portuário foi exibida para o comandante que, em seguida, viu de perto, além do que já está pronto como o pátio de armazenamento, correia transportadora de carvão mineral, o Terminal de Múltiplas Utilidades (TMUT), o descarregamento de minério de ferro para a siderúrgica, e a obra de segunda expansão que está sendo finalizada. “Estou encantado com o que vi aqui no Porto do Pecém. Realmente, ver de perto é totalmente diferente do que quando nos falam sobre algo”, disse o comandante.
A comitiva prosseguiu o tour pelo Complexo Industrial e Portuário do Pecém – CIPP e conheceu a Companhia Siderúrgica do Pecém – CSP, dentro da Zona de Processamento de Exportação do Ceará – ZPE/CE. Recebido pelo presidente/CEO da companhia, Sérgio Leite, a diretoria, Alexandre Bernstein (Financeiro/CFO), Dong Ho Kim (Operacional/CPO), Shang Ho Jung (Administrativo/GAO), e o corpo de gerência da siderúrgica: João Bosco, (Governança Cooporativa), Wilson Mariante (Logística), Juarez Sigwalt (Metalúrgia de Redução), Ricardo Parente (Relações Institucionais e Comunicação), o grupo visitou toda a instalação da siderúrgica.
O CEO da siderúrgica, que irá incrementar o PIB Estadual em 12% quando estiver em pleno funcionamento, falou um pouco sobre a companhia, seus principais objetivos e da importância do Porto do Pecém para a realização do seu trabalho. “A siderúrgica foi instalada aqui por causa de toda a estrutura oferecida no complexo, principalmente por causa do porto, sem ele, não existiria a CSP. Tudo que vamos utilizar de matéria-prima e o que vamos produzir vai ser movimentado através do Pecém”, disse. Em seguida, Ricardo Parente realizou uma apresentação e mostrou desde os investimentos feitos para que fosse possível a construção da siderúrgica, até projetos sociais hoje realizados para as comunidades de São Gonçalo do Amarante e Caucaia, municípios onde a companhia está localizada.
“Impressionante toda a estrutura e a construção. Agora eu entendo realmente todo este projeto, o objetivo dele e acredito que podemos caminhar juntos. Podem ter certeza que estamos aqui para contribuir com o trabalho de vocês e para que resultados positivos para o Estado continuem aparecendo”, declarou o comandante satisfeito e impressionado com a grandiosidade do projeto no Ceará.
PORTO DO PECÉM X CAPITANIA DOS PORTOS
A Capitania dos Portos tem como principal função manter a segurança do tráfego aquaviário, pela salvaguarda da vida humana nas águas e pela prevenção da poluição hídrica. Além disso, realiza apoio à navegação, a orientação, coordenação e controle das atividades relativas à Marinha Mercante e organizações correlatas no Ceará, fiscalização dos serviços de praticagem, inspeções navais e vistorias, dentre outras atividades atuando como órgão catalisador do relacionamento entre os componentes da orla marítima nesse extenso litoral e águas interiores cearenses, sendo um ator importante para o trabalho do Porto do Pecém.
ENTENDA
A Companhia Siderúrgica do Pecém – CSP está localizada dentro do Complexo Industrial e Portuário do Pecém – CIPP. À aproximadamente 8 km de distância do Porto do Pecém, a siderúrgica irá produzir por ano, em sua fase inicial, três milhões de toneladas de placas de aço, além da movimentação da matéria-prima (carvão mineral e minério de ferro) que vai acontecer através do Pecém, incrementando, ainda mais a movimentação do porto e, conseqüentemente, gerando mais renda para o Estado do Ceará.
Para atender a siderúrgica, o Estado fez um grande investimento em obras para melhorar a estrutura do porto e região para atender o aumento da demanda, dentre essas melhorias estão: construção de três novos berços de atracação, uma nova ponte de acesso aos píers, a construção de uma correia transportadora exclusiva para minério de ferro, uma rodovia que liga a companhia ao porto para transportar placas, além da aquisição de novos equipamentos.
—