Ir para o conteúdo
Noticia Arquivada

Porto do Pecém recebe maior carga de graneis sólidos

 

Nesta quarta-feira (24), o Porto do Pecém recebe a maior carga de graneis sólidos desde o inicio de suas atividades. O navio conteineiro, Castillo de Malpica, traz para o Ceará 110 mil toneladas de minério de ferro que serão utilizados pela Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP) para a fabricação de placas de aço.

 

De acordo com Rebeca Oliveira, diretora comercial da Cearáportos, a chegada deste navio representa um marco na história da economia do estado. “Além de ser a maior carga de graneis sólidos já recebida pelo porto, começamos a importar o minério de ferro que, até então, não era feito”, declarou. O primeiro navio com o granel sólido chegou ao Pecém na sexta-feira, carregado com 76 mil toneladas.

 

A Companhia de Integração Portuária do Pecém – Cearáportos, responsável pela administração do Porto do Pecém, espera receber, por mês, cerca de 3 navios de minério de ferro. “Estamos trabalhando para que a movimentação do Pecém duplique este ano, estamos atrás de novos negócios e, também contamos com o inicio das atividades da siderúrgica”, disse a diretora.  “Além das placas de aço que serão exportadas, todo o material para a fabricação chegará através do Porto”, finalizou.

 

O Porto do Pecém iniciou o ano com um aumento de  nas movimentações. Os trinta primeiros dias do ano, quando comparado com o mesmo período de 2015, apresentou um incremento de 8%. Alguns produtos importados que contribuíram para este aumento durante  são carvão mineral (453.907 t), produtos siderúrgicos (85.227 t), adubos ou fertilizantes (6.179 t) e gás natural (85.227 t). No que se refere a exportação, que cresceu 87%, totalizando 126.524 toneladas,  destacamos minério de ferro (40.201 t), frutas (24.572 t), plásticos (1.754 t), água de coco (1.233 t), dentre outras mercadorias.