O presidente da Cearáportos, Danilo Serpa, acompanhado da diretora comercial, Rebeca Oliveira, e do diretor de desenvolvimento e infraestrutura operacional, Waldir Frota, receberam nesta quarta-feira (16), no Porto do Pécem, os representantes da Companhia Siderúrgica do Pécem – CSP e da VLI, operadora que atua em nove estados brasileiros e no Distrito Federal. A diretoria tem realizado um trabalho intenso em busca estreitar relações com possíveis investidores e empresas que queiram atuar no Estado. “Sair do papel e mostrar de fato toda nossa infraestrutura, como operamos e o que estamos pensando para uma terceira ampliação é importante para divulgar o Porto. Sabemos da nossa localização estratégica, nossa profundidade natural, capacidade de operação e movimentação de cargas. Agora, é preciso que as empresas e investidores conheçam esta capacidade”, declarou Danilo sobre o momento de desenvolvimento que o Porto do Pécem vive.
Durante a tarde, a comitiva conheceu a estrutura do Porto do Pécem, percorrendo todo o terminal, o Centro de Controle da correia transportadora e a obra de segunda expansão do terminal portuário, que está com 57% de avanço físico. A nova estrutura do Pécem, que inclui o berço 7, com inauguração agendada para o dia 24 de setembro, pelo Governador do Estado do Ceará, Camilo Sobreira de Santana, o berço 8 (dezembro/2015), berço 9 (março/2016), a engorda do quebra-mar e a nova ponte de acesso com finalização prevista para o final de 2015 e março de 2017 respectivamente, aumenta a capacidade de movimentação e cargas do porto em 50% comparado ao que hoje é realizado.
A VLI, empresa de logística, é responsável pela operação de cargas da empresa brasileira Vale, uma das acionistas da CSP, siderúrgica instalada no Complexo Industrial e Portuário do Pécem – CIPP e que começa a funcionar em 2016, vai movimentar por ano, apenas de placas de aço, 3 milhões de toneladas.