Ir para o conteúdo
Noticia Arquivada

Porto do Pecém recebe a visita de representantes do Estado

O Secretário de infraestrutura do Estado, André Facó, e o presidente da Cearáportos, Danilo Serpa, receberam nesta terça-feira (20), os secretários de estado, Hugo Figueiredo (Seplag), e Flavio Juca (CGE), e o procurador geral do Estado, Juvêncio Viana (PGE) Os representantes do Estado, também recepcionados por toda a diretoria da Cearáportos, realizaram uma visita guiada, onde conheceram toda infraestrutura que compõe, atualmente, o porto cearense.

A comitiva conheceu os novos equipamentos (descarregador e correia de minério de ferro; STS), entregues pelo Governador do Estado, Camilo Santana, no mês de agosto e que irão incrementar a movimentação do Porto do Pecém. A expectativa, de acordo com o presidente da companhia administradora do Porto, é de que 2016 seja finalizado com cerca de 10 milhões de toneladas movimentadas. Além disso, os secretários também viram a obra de segunda expansão, que apresenta 80% avanço e está prevista para ser finalizada em 2017.

Em seguida, o grupo assistiu uma apresentação feita pela representante internacional do Porto de Roterdã (PoR), Duna Uribe, que falou sobre as potencialidades do Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP) baseando-se no plano de desenvolvimento elaborado pelo porto holandês para o CIPP. Desde setembro de 2015, o Porto do Pecém está realizando uma consultoria com Roterdã.

Para o secretário de infraestrutura, a visita dos representantes de estado foi essencial para que o plano de desenvolvimento elaborado por PoR possa ser executado, “Este momento foi importante pois pudemos mostrá-los as novas possibilidades para o Porto do Pecém, vislumbradas com a parceria com Roterdã“, disse Facó. Para o presidente da Cearáportos, o encontro foi valoroso, visto que todos agora podem se sentir parte deste novo momento de desenvolvimento do complexo, “Esta consultoria é o início de um trabalho integrado visando um só objetivo, e todos os envolvidos, de alguma forma, precisam entender e contribuírem para que dê certo“, declarou Danilo.

 

Duna Uribe ressaltou, durante sua apresentação, o grande diferencial do complexo: área industrial, Porto e ZPE em um só lugar. “Vocês têm todos os instrumentos, agora precisam trabalhar em harmonia, totalmente integrados”, disse. O secretário de planejamento, Hugo Figueiredo, mostrou-se disponível para o que for necessário visando alcançar as metas estabelecidas. Para o procurador geral do Estado,  Juvêncio Viana, o Porto do Pecém é o futuro para o Ceará. “Acredito que através da exploração dos recursos que aqui temos, muita coisa boa para o Ceará vai sair daqui e, para nós, foi muito Importante conhecer o CIPP”, declara Viana. Segundo o secretário da CGE, conhecer o complexo foi uma ótima oportunidade para entender melhor o que está acontecendo. “Não somente para nós, para acredito que todos outros representantes do Estado precisam vir aqui e entender o que está acontecendo no CIPP, assim, poderemos integrar todas as ações do Estado“, finalizou Flavio Jucá.