Principal âncora do desenvolvimento econômico do Ceará, o Porto do Pecém fechou 2023 com um resultado sem precedentes na sua movimentação de contêineres. Quebrando seu próprio recorde, o terminal portuário cearense movimentou 482.930 TEUs ao longo do ano, um crescimento de 16% na comparação com o mesmo período de 2022.
O recorde anterior, estabelecido em 2022, era de 417.132 TEUs. Em unidades, foram 283.624 contêineres movimentados em 2023, aproximadamente 36 mil a mais do que no ano anterior.
No total, a movimentação acumulada do Porto do Pecém atingiu 17.389.922 toneladas em 2023, das quais 10.939.932 t foram provenientes do desembarque de cargas, enquanto outras 6.122.060 t foram oriundas de embarques. O resultado corresponde a um crescimento de 2% na comparação com a movimentação registrada ao longo do ano de 2022.
Entre as cargas movimentadas no Porto do Pecém ao longo de 2023, o maior destaque foi o granel sólido, em especial minérios, escórias e combustíveis minerais. A carga conteinerizada também teve participação importante no acumulado do ano, assim como a carga solta.
“Superamos todos os recordes anteriores com um nível sem precedentes de movimentação de carga conteinerizada. Nosso esforço, juntamente com nossos clientes, parceiros, prestadores de serviços e a eficiência operacional do Complexo, nos permitiu movimentar maiores volumes de carga, reforçando a nossa posição como um dos principais terminais portuários do Norte e Nordeste do Brasil”, celebra André Magalhães, diretor comercial do Complexo do Pecém.
Recordes mensais
Somente em dezembro de 2023, foram movimentados 56.906 TEUs no Porto do Pecém, o melhor resultado obtido em um único mês ao longo de toda a história do terminal. O segundo melhor resultado mensal também foi registrado no ano passado, no mês de outubro, quando 55.162 TEUs foram movimentados. Até 2023, o Pecém jamais tinha movimentado mais de 50 mil TEUs em um mês.
“Nosso objetivo é alcançar meio milhão de contêineres em 2024. Por cinco meses consecutivos, batemos recordes históricos. Isso também se deve ao imenso trabalho das equipes, aos projetos de painéis solares que compuseram parte desse sucesso, novas linhas marítimas, cabotagem, exportação de frutas e o apoio fundamental da nossa equipe de operações na otimização do pátio durante a seca do Rio Amazonas”, acrescenta André Magalhães.
O Porto do Pecém é um terminal multicargas por movimentar granéis sólidos, granéis líquidos, contêineres e cargas em geral nos 10 berços que possui. Na cadeia logística do transporte marítimo, é considerado um Hub Portuário – hoje conectado por sete linhas de cabotagem e três de longo curso. O porto faz parte do Complexo do Pecém (CIPP S/A), uma joint venture formada pelo Governo do Estado e pelo Porto de Roterdã.
Principais cargas conteinerizadas (em toneladas)
. Sal, enxofre, gesso, cal, cimento, terras e pedras (718.838 t)
. Cereais (700.722 t)
. Plásticos e suas obras (422.912 t)
. Frutas (233.702 t)
. Máquinas, aparelhos e materiais elétricos (211.692 t)
Série histórica de movimentação de contêineres
. 2016 = 171.067 TEUs
. 2017 = 209.623 TEUs
. 2018 = 267.217 TEUs
. 2019 = 339.742 TEUs
. 2020 = 377.726 TEUs
. 2021 = 410.557 TEUs
. 2022 = 417.132 TEUs
. 2023 = 482.930 TEUs
Sentido da carga conteinerizada
. Embarques de contêineres: 218.088 TEUs
. Desembarque de contêineres: 234.074 TEUs
Movimentação total
42% – Granel sólido: 7.330.870 toneladas movimentadas
36% – Contêineres: 6.272.025 toneladas movimentadas
21% – Carga solta: 3.663.276 toneladas movimentadas
1% – Granel líquido: 123.751 toneladas movimentadas