O Porto do Pecém fechou parceria com o armador alemão Scanscot para escala de vinte e cinco navios com cargas especiais para montagem do complexo termoelétrico MPX. As chegadas dos navios se darão de forma planejada ao longo dos próximos doze meses. O primeiro a chegar será o Nordana Tereza, com previsão para 31 de agosto de 2009.
Os navios Break Buck são embarcações especiais para transporte das chamadas cargas de projeto, possuindo estrutura de porões e convés adequados para transporte off-shore de máquinas e equipamentos de grande porte para aparelhamento de parques industrias.
Segundo o engenheiro Mário Lima Júnior, Diretor de Desenvolvimento Comercial da CearáPortos, a escolha do Porto do Pecém como infra-estrutura portuária, viabilizadora do projeto MPX, se dá como conseqüência dos primeiros 180m de extensão, já concluídos, do quebra-mar do novo cais em construção, Terminal de Múltiplo Uso – TMUT. Esse primeiro trecho de um total de 1000m já conferiu tranqüilidade definitiva às operações no pier 1, antes eventualmente afetado pelo efeito das ondas swell.
Fonte: Assessoria de Comunicação da CearáPortos