Ir para o conteúdo
Notícia

Plano Mestre Urbanístico do CIPP é apresentado para subsidiar ações do Pacto pelo Pecém

O Pacto pelo Pecém segue em pleno desenvolvimento, com foco na discussão de melhorias estruturais em todo o Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP) e seus acessos. Na próxima sexta-feira, 29, haverá a apresentação do Plano Mestre Urbanístico do CIPP (PMU/CIPP), das 9h às 12h, no auditório do Campus Pecém do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE).

Durante o evento, serão expostos à comunidade e às empresas do entorno, além de outras partes interessadas, os avanços do Plano Diretor, encomendado pelo CIPP e elaborado pela Urbi Consultores. O plano traz diagnósticos nas áreas ambiental, de uso e ocupação do solo, infraestrutura, transporte e mobilidade, comunidades, e aspectos econômicos e institucionais, fornecendo subsídios essenciais para a continuidade do Pacto. O Complexo abriga diversas empresas de grande porte, que desempenham papéis cruciais no desenvolvimento econômico da região.

O Pacto pelo Pecém é uma colaboração entre o Governo do Estado, CIPP, Assembleia Legislativa do Ceará (Alece), prefeituras de Caucaia e São Gonçalo do Amarante, e a Associação das Empresas do Complexo Industrial e Portuário do Pecém (AECIPP).

Iniciativa retomada
Iniciado em 2011 e retomado em agosto de 2023, o projeto tem como objetivo aprofundar estudos e discussões sobre o CIPP, avaliando seus impactos sociais e econômicos no Ceará. Entre as ações destacadas estão a adesão do Estado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, a necessidade de implantação de ações Ambiental, Social e Governança (ESG), o Hub de hidrogênio verde e a implantação da Transnordestina, entre outras.

As próximas etapas incluem a finalização do Plano Diretor, a consulta pública para ajustes e validação, e a implementação das ações prioritárias identificadas no diagnóstico.

  • A

  • Pesquisa de Satisfação