A Cearáportos, empresa que administra o porto do Pecém finalizou com a prestadora de serviços operacionais APM Terminals os entendimentos para a importação de dois guindastes do tipo portainers (STS – Ship to Shore), que deverão operar no terminal a partir de 2014.
A principal finalidade dessa transação é o interesse da APM em assegurar o comprometimento da empresa para contribuir com o desenvolvimento do terminal cearense, de modo a torná-lo um porto concentrador e distribuidor de cargas conteinerizadas no nordeste do Brasil (hub port), gerando mais negócios para a região e possibilitando que o Pecém se torne um porto de classe mundial, com padrões de trabalho e métodos inovadores utilizados pelos terminais mais modernos do mundo.
O investimento do operador portuário APM é de 40 milhões de reais e, com operação programada para outubro de 2014, os dois portainers estarão prontos para utilização com a inauguração das novas eclusas do Canal do Panamá, o que deverá ocorrer em 2015.
A partir desta data navios com capacidade para transportar até 13 mil TEUs (contêiner de 20 pés) poderão transitar através do canal, o que significa mais que o dobro dos atuais navios do tipo Panamax, que têm capacidade para transportar até cinco mil TEUs.
Este upgrade vai possibilitar, com mais agilidade, a operação desses navios no Pecém, uma vez que os super guindastes têm capacidade de movimentação média de 60 contêineres por hora, o dobro do que atualmente se faz no porto cearense, sem restrições operacionais, fator de extrema importância no desenvolvimento de um terminal portuário.
Assessoria de Comunicação da Cearáportos
Joseoly Moreira (joseoly@gmail.com – 85 – 9983.2525)