Segundo o diretor de desenvolvimento comercial da CearáPortos, engenheiro Mário Lima Júnior, o Porto do Pecém foi escolhido como infraestrutura portuária para viabilizar
Vinte e cinco navios do armador alemão Scanscot serão utilizados no transporte de cargas para a montagem do complexo termoelétrico MPX. As embarcações de médio porte do tipo Break Buck vão começar a chegar hoje pelo Porto do Pecém. A primeira será a Nordana Tereza, seguida por outro navio previsto para aportar já no dia cinco de setembro e as demais unidades serão recebidas ao longo dos próximos doze meses.
Segundo o diretor de desenvolvimento comercial da CearáPortos, engenheiro Mário Lima Júnior, o Porto do Pecém foi escolhido como infraestrutura portuária para viabilizar o projeto MPX em virtude de suas águas tranquilas, específicas para o manuseio de cargas especiais. Além disso, o porto possui 180m de extensão já concluídos do quebra-mar do novo cais em construção, TMUT (Terminal de Múltiplo Uso). O primeiro trecho de um total de mil metros já conferiu tranquilidade definitiva às operações no pier 1, antes eventualmente afetado pelo efeito das ondas swell.
Lima destacou ainda que os navios Break Buck são embarcações próprias para transporte das chamadas cargas de projeto ou cargas especiais. Eles possuem estrutura de porões e convés adequados para transporte off-shore de máquinas e equipamentos de grande porte para aparelhamento de parques industriais.
Fonte: Jornal O ESTADO – Fortaleza