Pecém movimentou quatro milhões de toneladas no primeiro semestre
A movimentação de mercadorias através do porto do Pecém registrou mais um recorde nos seis primeiros meses do corrente ano, com um total de 4,2 milhões de toneladas (t), o que representa uma elevação de 89% em relação ao mesmo período do ano passado.
O aumento de movimentação foi registrado em todos os tipos de cargas, ficando o destaque com o granel sólido, com 1,7 milhão t. O granel líquido contribuiu com 906 mil t, a carga conteinerizada com 926 mil e a carga solta com 597 mil t. A variação positiva no transporte de granel sólido foi de 282% tendo como comparação o primeiro semestre de 2013.
As exportações participaram com 925 mil t, enquanto a movimentação nas importações foi de 3,3 milhões de t. Desses totais, foram movimentadas 3,5 milhões de t no transporte de longo curso e 729 mil na cabotagem, que é o transporte feito entre portos do mesmo país.
Na movimentação de frutas a liderança ficou com o melão, que registrou 12 mil t, seguindo-se a castanha de caju com cinco mil, amêndoas com 1,8 mil e melancia com 1,6 mil t.
O porto do Pecém ficou na primeira colocação entre todos os portos brasileiros na importação de cimento não pulverizado (cxlinkers), com participação de 39%, ficando em segundo lugar o porto pernambucano de Suape com 13%.
De janeiro a junho de 2014, 252 navios realizaram operações no terminal portuário de São Gonçalo do Amarante, com uma média mensal de 42 nvaios.
Assessoria de Comunicação da Cearáportos
Joseoly Moreira (joseoly@gmail.com – 85 – 9983.2525)