
O Porto do Pecém acaba de ser premiado como um dos três melhores terminais portuários do Brasil no Índice de Desenvolvimento Ambiental (IDA) da Agência Nacional de Transportes Aquaviários.
A cerimônia de entrega do Prêmio ANTAQ 2021 ocorreu ontem (14) à noite, no Clube Naval de Brasília, e certificou o Porto do Pecém com o 3° lugar na categoria “Maior Índice Desempenho Ambiental – Porto Organizado”.
O certificado e o troféu foram entregues pelo Diretor-Geral da ANTAQ, Eduardo Nery, para a Gerente de Meio Ambiente e Segurança do Trabalho do Porto do Pecém, Ieda Passos, e para a Diretora de Relações Institucionais do Complexo do Pecém, Rebeca Oliveira.
“Em seis anos, saímos da 17° posição para um inédito 3°lugar. É uma evolução histórica que reflete o compromisso diário do todo o nosso time com o meio ambiente. Nos aprimoramos muito nesses últimos anos e seguiremos buscando o aperfeiçoamento das melhores práticas, assim conseguiremos obter resultados ainda melhores no IDA da ANTAQ”, conclui Rebeca Oliveira.
AGÊNCIA NACIONAL DE TRANSPORTES AQUAVIÁRIOS
GMS – Gerência de Meio Ambiente e Sustentabilidade
ÍNDICE DE DESEMPENHO AMBIENTAL – IDA
Avaliação IDA
2015 – 57,85 (17° lugar)
2016 – 67,22 (12° lugar)
2017 – 77,53 (9° lugar)
2018 – 90,80 (4° lugar)
2019 – 93,32 (5° lugar)
2020 – 99,20 (3° lugar)
O resultado do Prêmio ANTAQ 2021 colocou o Porto do Pecém como o terminal de melhor desempenho ambiental nas regiões norte e nordeste do Brasil.
O Prêmio ANTAQ tem por finalidade reconhecer as iniciativas que se destaquem por sua contribuição na melhoria da prestação de serviços de transportes aquaviários à sociedade, além de fomentar a pesquisa e a produção técnico-científica e disseminar as boas práticas de operação e gestão do setor.