Até o fim deste mês, devem ser iniciadas as obras de ampliação do Porto do Pecém para a implantação do Terminal de Múltiplo Uso (TMUT), segundo afirma o titular da Secretaria de Infra-Estrutura do Estado (Seinfra), Adail Fontenele. O consórcio formado entre a cearense Marquise e a paranaense Ivaí Engenharia de Obras foi escolhido para ser o responsável pela construção do terminal, e deverá concluí-la em 24 meses. O resultado da licitação, do tipo menor preço, foi homologado ontem pela Seinfra, e foi fechado no valor de R$ 313.751.101,41.
O preço apresentado pelo consórcio vencedor foi quase R$ 29 milhões abaixo do que havia sido estimado no edital, de R$ 342 milhões. Esse valor já havia sido revisto, uma vez que o primeiro edital foi lançado prevendo o custo da obra em R$ 301.576.819,29, mas nenhuma das 23 empresas habilitadas compareceram para apresentar proposta ao processo. Na licitação realizada, uma empresa e cinco consórcios concorreram, sendo que apenas a Marquise/Ivaí (a Marquise era a única empresa cearense participante) atendeu a todas as especificações técnicas previstas no edital de concorrência pública, como informou, com exclusividade, o Diário do Nordeste, no dia 2/10/2008. Entretanto, as outras concorrentes recorreram e puderam participar do processo. O segundo colocado, o consórcio CR Alameida/ARG/Onix, ofereceu uma proposta no valor de R$ 338.783.727,43.
O TMUT será o píer responsável pela movimentação de contêineres e de carga geral, transporte que hoje é realizado no Píer 1. Este, após a construção da nova estrutura, será o Terminal de Produtos Siderúrgicos (TSID), recebendo carvão para Companhia Siderúrgica de Pecém (CSP) e termelétricas, além de minério de ferro também para a CSP. Segundo a Companhia de Integração Portuária do Ceará (Cearáportos), empresa responsável pela administração do Terminal Portuário do Pecém, a previsão é de que o TMUT movimente, em uma fase inicial, em 2010, 250 mil TEUs (contêiner de/ou equivalente a 20 pés, sendo um pé igual a 30,48 cm), chegando a um volume de 450 mil TEUs em 2014, entre importação e exportação. Já de carga geral, o terminal deverá garantir a movimentação de 1,9 milhão de toneladas.
Como ficará o terminal
As obras do TMUT prevêem o prolongamento de 1 mil metros do quebra-mar, que passará a contar com 2.770 metros de comprimento; construção de dois berços de atracação contínuos, com 350 metros cada e área total de 760 metros; ampliação em 360 metros da ponte que dá acesso ao terminal e compra de guindastes para carregar e descarregar contêineres dos navios. Outras obras de melhorias no local também serão feitas. O investimento na construção no novo terminal é proveniente do Tesouro Estadual e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).