A pandemia continua, por isso precisamos ficar atentos e redobrar nossos cuidados para evitar a contaminação e proliferação do novo coronavírus. Desta forma, não estamos apenas nos protegendo, mas também evitando que nossos colegas de trabalho, familiares e outras pessoas se contaminem. Apesar de fazer parte da nossa rotina, ainda existem muitas dúvidas e questionamentos sobre o uso adequado das máscaras. Entre todos os cuidados adotados e que estão sendo implementados no Complexo do Pecém desde o início da pandemia, o uso do item é, sem dúvidas, um dos mais importantes.
Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), as máscaras atuam como barreiras físicas, reduzindo a propagação do vírus e, consequentemente, a exposição e o risco de infecções. A infectologista do Hospital São José (HSJ), Evelyne Girão, lembra, porém, que o uso do item não deve ser uma ação isolada.
“As máscaras fazem parte de uma estratégia global de prevenção, que inclui o distanciamento social, a higienização das mãos com água e sabão ou álcool em gel 70%, além da atitude de evitar aglomerações. Dentro desse contexto, ela é comprovadamente eficaz para a redução da infecção”, destaca Evelyne.
Qual tipo de máscara devo utilizar?
O Ministério da Saúde recomenda, em ambientes não hospitalares, o uso das máscaras de pano, preferencialmente de algodão. Segundo Evelyne, há dois pontos importantes na hora de escolher uma máscara: conforto e resistência. “O ideal é que ela tenha três camadas e que, pelo menos o tecido externo, seja feito com um material mais impermeável”, recomenda a infectologista. A médica ainda descarta a necessidade de utilizar duas máscaras. “O importante é que use apenas uma máscara adequadamente”, complementa.
Para Melissa Medeiros, também infectologista do HSJ, a melhor máscara para usar é aquela que, além de confortável, está fixada adequadamente ao rosto, como orienta a Anvisa. “Embora a máscara tenha virado uma coisa meio fashionista, a gente tem que pensar que não importa que seja bonita, mas sim confortável e que cubra o nariz e a boca”, afirma.
Uso adequado
Alguns cuidados são imprescindíveis para garantir a eficácia da máscara no dia a dia. Fiquem ligados nas dicas:
– Escolha máscaras que cobrem todo o seu nariz, boca e queixo, sem deixar espaços abertos dos lados, ou ficar com partes do rosto exposto;
– Não compartilhe as máscaras;
– Durante o dia é recomendado a troca da máscara pelo menos a cada três horas, ou quando a mesma estiver muito úmida;
– Não toque na frente da máscara. Coloque e retire o item pelas laterais;
– Ao retirar a máscara, higienize as mãos e evite tocar os olhos, nariz e boca.
Como lavar a minha máscara?
– Deixe a máscara em um recipiente com água e água sanitária ou álcool por, aproximadamente, 30 minutos;
– Coloque 10 ml de água sanitária para cada 500 ml de água potável. Depois, lave com água e sabão;
– Quando estiver totalmente seca, passe com ferro e a armazene em um recipiente fechado.
Como descartar a minha máscara?
O recomendado para as máscaras de pano é que, após o uso, elas sejam armazenadas em uma sacola de plástico fechada até o momento da lavagem. Dessa forma, evita-se a contaminação de outras pessoas ao manusear o material.