O secretário da Infraestrutura do Estado, André Facó, participou nesta sexta-feira (6) do encerramento do workshop de Gestão Portuária, promovido pelo Porto de Rotterdam. Na ocasião, foram apresentadas as conclusões e o plano elaborado, a partir das discussões realizadas sobre cenários de desenvolvimento, oportunidades comerciais, planejamento de área e sinergia entre a indústria e o porto. As atividades foram realizadas durante toda esta semana, na sede da Companhia de Integração Portuária do Ceará – Cearáportos, em São Gonçalo do Amarante. Além do titular da pasta, o secretário-adjunto de Obras da Seinfra, Antônio Câmara, também participou da programação.
O secretário de Infraestrutura elogiou as propostas apresentadas pelo grupo e ressaltou a importância do Porto do Pecém para a economia cearense: “considero o Porto a porta de entrada para o desenvolvimento econômico do Estado e acredito que isto pode ser alcançado através da integração entre atividade portuária e industrial”, destacou.
O objetivo do curso, de acordo com Duna Gondim, representante internacional do Porto de Rotterdam, era incentivar o pensamento estratégico a partir de exemplos reais e do modelo utilizado em Rotterdam. “Acredito que conseguimos alcançar a nossa meta por causa das ideias que foram surgindo durante as nossas conversas. Foi um prazer poder compartilhar nossa experiência com o Pecém”, disse.
“O resultado foi surpreendente. Acredito que as pessoas que tiveram o privilégio de participar, com certeza, voltam às suas rotinas de trabalho empenhadas em garantir que esses planos sejam colocados em prática”, finalizou o presidente da Cearáportos, Danilo Serpa.
—
Luiza Dantas
Assessora da Imprensa da Cearáportos
luiza.dantas@cearaportos.ce.gov.br
3372.1797 | 3267.1256