Ir para o conteúdo
Notícia

Novembro Azul: A prevenção ainda é o melhor remédio

No dia 17 de novembro é comemorado o Dia Mundial do Combate ao Câncer de Próstata. Em alusão a essa data foi realizada uma live para todos os colaboradores do Complexo do Pecém reforçando a importância da prevenção e diagnóstico precoce da doença.

“Realizar os exames com periodicidade é a melhor forma de descobrir o câncer de próstata em sua fase inicial. Quanto mais cedo, maior a chance de obter sucesso no tratamento”, destacou o médico urologista, Dr. Gabriel Oliveira, durante a palestra online que aconteceu na última terça-feira. O evento faz parte da Campanha Novembro Azul que está sendo realizada pela empresa durante todo o mês.  O movimento, criado na Austrália em 2003, tem como principal objetivo conscientizar sobre a importância do diagnóstico precoce da doença, que é o segundo tipo de câncer que mais mata homens, atrás apenas do câncer de pulmão. “A chance de cura da doença chega a 90% quando descoberta no início”, disse o médico.

Para Isnaldo Demétrio, Técnico de Meio Ambiente no Porto do Pecém, falar sobre o câncer de próstata sempre agrega informações. “Esse é um tema que, por mais que a gente já saiba um pouco, sempre tem uma dúvida para tirar. A campanha Novembro Azul na empresa nos lembra a importância de cuidar da nossa saúde pois, muitas vezes, com a correria e as responsabilidades do dia a dia, esquecemos de nos cuidar e nos prevenir”, afirmou.

Doença Inicialmente Silenciosa 

Os tumores malignos de próstata, em sua fase inicial, na maior parte do tempo são silenciosos, mas quando aparecem, os mais comuns são:

– Urgência em urinar (ter que correr para ir ao banheiro);

– Aumento da necessidade de ir ao banheiro, com mais frequência durante a noite;

– Ardência ou dor ao urinar;

– Dificuldade ou demora em começar a liberar a urina;

– Interrupções involuntárias durante a micção;

– Redução da pressão do jato de urina (jato fraco);

– Sensação de esvaziamento incompleto da bexiga;

– Presença de sangue na urina ou no esperma.

Já na fase avançada os sintomas são:

– Disfunção erétil (impotência sexual);

– Fraqueza ou dormência nos membros inferiores;

– Perda do apetite;

– Perda de peso;

– Dor nos testículos;

– Incontinência urinária e fecal;

– Dores nas pernas, nos quadris, nas costas e nos ossos;

– Insuficiência renal;

– Infecção generalizada.

“Lembramos que não é preciso esperar que os sintomas apareçam para procurar um especialista, pois em 95% dos casos, quando o corpo começa a dar sinal, a doença já está em fase avançada”, enfatizou o Dr. Gabriel. 

Diagnóstico Precoce

A doença pode ser identificada através de exames de sangue, exames de urina, do PSA, sigla em inglês para antígeno prostático específico, e do exame de toque retal. O exame de toque, apesar de ainda causar resistência a alguns homens, é um procedimento simples e eficiente no processo de diagnóstico da doença.

Para Assis Barbosa, colaborador da ZPE Ceará, a palestra foi esclarecedora. “Eu leio sobre o assunto, sei de algumas coisas em relação ao câncer, mas a chance de falar com um especialista e entender um pouco mais sobre a doença é importante. A partir de agora vou me cuidar muito mais”, disse.

Para mais informações sobre a doença: https://portaldaurologia.org.br/