O governador Elmano de Freitas visitou, nesta quinta-feira (4), a sede da ArcelorMittal Pecém, principal indústria do Ceará. A unidade está instalada na Zona de Processamento de Exportação (ZPE) do Ceará e integra o Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP).
Elmano de Freitas destacou a importância da empresa para o desenvolvimento do estado. “Nós estamos falando de uma empresa muito importante para a economia do estado. São mais de 5 mil empregos, mais de 20 mil pessoas beneficiadas direta e indiretamente. Não tenho a menor dúvida que a ArcelorMittal é uma peça chave para o desenvolvimento do Ceará”, disse.
A ArcelorMittal Pecém conta com cearenses em 80% de sua área operacional. A empresa produz três milhões de toneladas de placas de aço por ano, com 550 tipos diferentes de aço, dos quais 243 são de alto valor agregado.
CEO da ArcelorMittal Aços Planos da América Latina, Jorge Oliveira, salientou o valor do capital humano do Ceará para o crescimento da empresa. “Viemos para ficar. É um estado que tem potencial a partir do seu capital humano e a gente tem a oportunidade, no futuro, de fazer verticalização dos nossos processos, dos nossos produtos e que, com certeza, vai gerar valor para a nossa organização e para o Estado, com potencial de muitos negócios acontecendo por aqui”, pontuou.
Para Salmito Filho, secretário do Desenvolvimento Econômico, o Ceará está colhendo anos de investimento no CIPP. “A ArcelorMittal é o que chamamos de indústria âncora, muito importante. Estamos vendo agora o resultado de anos de investimento por parte do Governo do Ceará. Agora é seguir avançando”, afirmou.
Também participaram do evento a secretária das Relações Internacionais, Roseane Medeiros; o CEO ArcelorMittal Pecém, Erick Torres; a vice-presidente financeira do Complexo do Pecém, Rebeca Oliveira; o presidente da ZPE Ceará, Hélio Winston Leitão; entre outras autoridades.
Parceria com o Pecém
Importante estrutura para o economia e desenvolvimento do Ceará, o Complexo do Pecém comporta a sede da ArcelorMittal e de outras empresas, além de avançar em outras áreas com boas expectativas para o Estado.
“Desde a chegada da ArcelorMittal ao Pecém, temos percebido um trabalho em conjunto muito grande, na ânsia de resolver os desafios, que são muitos. Gostaria de agradecer a parceria e dizer que estou orgulhoso de todo esse trabalho. Podem contar com o Complexo do Pecém para seguir avançando”, comentou Hugo Figueirêdo, presidente do Complexo do Pecém.