Movimentação de mercadorias no Pecém cresce 88%
Os 173 navios que operaram no porto do Pecém no período de janeiro a abril do corrente ano movimentaram 2,6 milhões de toneladas (t) de mercadorias, representando uma elevação de 88% em relação ao mesmo período do ano anterior. O destaque ficou por conta da movimentação de granéis sólidos, com 860 mil t transportadas, 547% a mais que de janeiro a abril de 2013.
As importações contribuíram com 1,9 milhão de t. Nas exportações o total atingiu 650 mil. No transporte de Longo Curso foi registrada a movimentação de 2,1 milhões de t, enquanto a cabotagem contribuiu com 501 mil.
Considerando o tipo de carga os granéis sólidos contribuíram com 860 mil t, seguindo-se os granéis líquidos com 703 mil, a carga solta com 395 mil e a conteinerizada com 395 mil.
As frutas mais movimentadas foram o melão, com 12 mil t, a castanha de caju com quatro mil e a melancia com 1,6 mil t. A procedência dessas frutas foi registrada praticamente em dois estados, o Ceará com 62% e o Rio Grande do Norte com 36%. Holanda e Grã Bretanha foram os destinos que registraram as maiores exportações, com 27% cada um. Foram ainda transportadas 16% para os Estados Unidos e 12% para a Espanha.
No ranking de todos os portos brasileiros, segundo a Secex – Secretaria do Comércio Exterior do Ministério da Indústria, Comércio e Desenvolvimento, o porto do Pecém é o terceiro colocado na exportação de frutas e calçados, segundo na importação de produtos siderúrgicos e líder absoluto na importação de clínkers (cimento não pulverizado).
Assessoria de Comunicação da Cearáportos
Joseoly Moreira (joseoly@gmail.com – 85 9983.2525)