Ir para o conteúdo
Notícia

Janeiro Branco – Cuide da sua mente, cuide de você.

O Complexo do Pecém realizou uma campanha de conscientização sobre a saúde mental – Janeiro Branco. O movimento, criado em 2014,  tem também como objetivo quebrar tabus que ainda existem sobre os transtornos mentais cada vez mais comuns a uma parcela significativa da população mundial. 


A psicóloga organizacional do Complexo do Pecém, Joyce Campos, afirma que os cuidados com a saúde mental são tão importantes quanto os cuidados físicos. “É preciso acabar com esse preconceito que as pessoas têm de falar sobre seus sentimentos, angústias e emoções. A saúde mental é algo tratável”, declara. 


Para conscientizar os colaboradores sobre o assunto, foram enviadas algumas dicas de atitudes simples, mas que aplicadas ao dia a dia podem trazer muitos benefícios. “Nosso objetivo também é proporcionar um ambiente de trabalho saudável, onde nossos colaboradores se sintam acolhidos e possam conversar, além mostrar que aqui, no Complexo, eles tem esse ponto de apoio, de escuta.”, diz Joyce.


Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) mostram que o Brasil é o país com o maior número de pessoas ansiosas do mundo e o segundo em pessoas depressivas, porém muitos não buscam tratamento. De acordo com Joyce, na maioria dos casos, as pessoas buscam ajuda apenas quando o quadro já é grave. “Precisamos ficar atentos e procurar profissionais adequados – Psicólogos ou Psiquiatras – para começar a tratar ansiedade ou depressão ainda no início”, afirma a psicóloga.

  
Segundo ela, aflição, ansiedade, estresse, preocupações em excesso, que atrapalhem atividades rotineiras ou o relacionamento com outras pessoas são sinais que devem ser observados, mas existem outros sinais de alerta que precisamos estar atentos: 


– Problemas com sono (dormir demais ou insônia);- Dores de cabeça; dor no corpo; dor de barriga/estômago; alterações intestinais; falta de ar;- Alterações repentinas de humor;- Desânimo/cansaço em excesso;- Choro constante;- Perda ou ganho de peso. 
“As pessoas com transtornos mentais sem um devido acompanhamento podem se tornar improdutivas e insatisfeitas em suas relações interpessoais. Então, é importante procurar apoio diante do surgimento desses sintomas”, finaliza a profissional. 

Locais de atendimento
Hoje existem muitos pontos de atendimento onde a população pode procurar apoio. Cras, Creas, núcleos de psicologia de faculdades públicas e particulares disponibilizam esse suporte. Nossos planos de saúde no Complexo do Pecém também oferecem a psicoterapia como serviço. Em algumas organizações, como é o caso do Complexo do Pecém, o setor de Gestão de Pessoas, normalmente, têm psicólogos organizacionais que podem avaliar os colaboradores e encaminhar para o tratamento mais adequado. O importante é sempre procurar ajuda.