Prédio da administração.
Local onde funciona a Companhia de Integração Portuária do Ceará (CEARÁPORTOS), empresa responsável pela administração do terminal. Trata-se de um prédio composto por duas instalações, uma construída em três pavimentos e a outra em quatro pavimentos, com área total de 2.000m².
Instalações dos Órgãos Federais
Possuem instalações funcionais os seguintes órgãos da Administração Pública Federal:
Ministério da Agricultura |
Ministério da Justiça – Polícia Federal |
Ministério do Meio-Ambiente – Ibama |
Ministério da Saúde – Vigilância Sanitária |
Instalações dos Órgãos Estaduais
Possuem instalações funcionais os seguintes órgãos da Administração Pública Estadual:
Secretaria da Agricultura |
Portaria Principal
A área coberta total em estrutura espacial de alumínio é de 1.284,31 m² (aproximadamente 315° NO) para o acesso rodoviário. A entrada de veículos rodoviários, assim como a saída do terminal, é possível através da portaria, que possui três faixas de rolamento de cada lado do prédio ( lado direito para entrada lado esquerdo para saída ).
O acesso ferroviário (aproximadamente 202,5° SSO) está localizado nunto aos armazéns e da ponte de acesso aos “piers”.
O acesso de cargas superdimensionadas é realizado por via auxiliar de acesso restrito.
Castelo d’água e cisternas subterrâneas
Castelo d’água, com capacidade útil para armazenar 150 m³ de água, sendo duas câmaras laterais de 75 m³ cada. As câmaras se localizam na parte superior e o acesso ao topo do castelo é feito através de escadas metálicas pela parte interna do mesmo. O castelo d’água é abastecido através de água potável armazenada em duas cisternas subterrâneas com capacidade de 600 m³ cada.
Instalações de Energia Elétrica
O Terminal Portuário do Pecém conta com uma subestação elétrica de 69 / para 13,8kV – 20MVA e uma planta de geração com capacidade de 5.250kW de geração própria.