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Noticia Arquivada

Instalações de Acostagem

A concepção do terminal, de buscar águas profundas, bem como preservação das condições ambientais, faz com que as instalações para atracação de navios se localizem distantes do continente, fazendo-se portanto necessária interligação por uma ponte entre os “piers” de atracação e as instalações em terra. Para isso foi construída uma ponte com as seguintes características:

Ponte de acesso aos piers

 

Comprimento até o Pier 1

1.730 m

Comprimento até o Pier 2

2.143 m

Comprimento até o Pier 3 (TMUT)

2.502 m

Largura da faixa de rolamento

7,20 m

Passeio para pedestre

1,30 m

Suporte para tubulação

6,75 m

Suporte para correia transportadora

6,20 m

Canaleta de serviço para cabos elétricos e cabos óticos
de comunicação, sob o passeio para pedestre
1,10 m x 0,27 m

Pier 1 – Pier de granel sólido e carga geral não conteinerizada

Comprimento 350 m
Largura 45 m
Berços de atracação 02
Carga máxima admissível 10 tf/m²
Berço Interno 16 cabeços de 100 tf / TFB 82.500 t
Berço Externo 16 cabeços de 150 tf / TFB 125.000 t
Calado Berço Interno 14 m
Calado Berço Externo 15 m

Pier 2 – Pier de graneis líquidos

O Pier 2 foi projetado para operar com granéis líquidos e gases liqüefeitos, devendo atender prioritariamente os produtos derivados de petróleo (gasolina, diesel, querosene de aviação, óleo combustível, G.L.P., etc.), álcool anidro e hidratado e o óleo bruto a ser importado pela refinaria de petróleo.

Comprimento 398 m
Plataforma de atracação 45m x 32m
Berços de atracação 02
Ponte de acesso à plataforma 145,96 m
Suporte para tubulação 6,20 m
Berço 3 TPB 100.000 t
Berço 4 TPB 175.000 t
Calado nos Berços 3 e 4 15,5 m
Dolfins de amarração 04
Dolfins de atracação 08

Pier 3 – Pier de graneis sólidos, carga geral conteinerizada e não conteinerizada

O Pier 3 (TMUT) é um berço contínuo e pode operar com Cargas Siderúrgicas em geral, Contêineres, Cargas Superdimensionadas, Cargas não conteinerizadas e Granel Sólido.

Comprimento 760 m
Largura 115 m
Berços de atracação 02
Carga máxima admissível 10 tf/m²
Berços 5 e 6 23 cabeços de 153 tf / TPB = 140.000 t
Calado nos Berços 5 e 6 13,5 m

Observações

Para o TMUT os calados e comprimentos tem caráter provisório enquanto se conclui o processo de homologação da batimetria do referido terminal.

Para entrada no porto e atracação no TMUT utilizando o recurso da maré, acrescentar 1 (hum) metro ao calado estabelecido para esse terminal.

Sinalização Náutica

Nº ORD 884.1 884.2 884.3 884.4
NOME PECÉM ÁGUAS SEGURAS PECÉM Nº 01 PECÉM Nº 03 QUEBRA MAR NOROESTE
TIPO DE SINAL BL-E BL-E BL-E FAROLETE
LATITUDE 03º28’54″S 03º30’48″S 03º31’39″S 03º31’33″S
LONGITUDE 38º48’30″W 38º48’48″W 38º48’33″W 38º47’48″W
CARTA NÁUTICA 705 – 28/09/02 705 – 28/09/02 705 – 28/09/02 705 – 28/09/02

 

Nº ORD 884.5 884.6 884.7 884.8
NOME PIER Nº 2 QUEBRA MAR CENTRAL PIER Nº 1 QUEBRA MAR SUESTE (SE)
TIPO DE SINAL FAROLETE FAROLETE FAROLETE FAROLETE
LATITUDE 03º31’84″S 03º31’52″S 03º31’98″S 03º32’21″S
LONGITUDE 38º47’90″W 38º47’33″W 38º48’02″W 38º47’93″W
CARTA NÁUTICA 705 – 28/09/02 705 – 28/09/02 705 – 28/09/02 705 – 28/09/02

Bacia de Evolução

Entre os pieres 1 e 2 300 m
Entre o Pier 2 e o Terminal de Múltiplas Utilidades – TMUT 350 m