Ir para o conteúdo
Notícia

Inscrições abertas para formação gratuita em fotografia com smartphone para comunidades do Cumbuco, Pecém e Taíba

O Programa de Educação Ambiental (PEA) do Porto do Pecém abriu, nesta quinta-feira, as inscrições para a edição 2023 do Projeto de Estudos Comunitários em Audiovisual (Pesca). O curso vai abordar aspectos técnicos da fotografia usando o smartphone, desde o momento de preparação dos equipamentos, configuração e captação até a edição. O curso é voltado para jovens (17 a 29 anos) moradores das comunidades do Cumbuco, Pecém e Taíba e que preferencialmente possuam algum vínculo comprovado com pescadores e/ou marisqueiras, público-alvo das ações do PEA.

“Além dos aspectos técnicos, em conjunto, haverá a sensibilização em temáticas ambientais voltadas à vida marinha e sua diversidade, a relação dos pescadores com o mar e os impactos que podem ser observados no ambiente de praia”, destaca o gerente de Meio Ambiente do Complexo do Pecém, Wilame Silva. 

Ele explica que o Pesca, iniciado em 2017, tem como missão formar multiplicadores da arte da fotografia acessível, capacitando os participantes sobre as técnicas fotográficas e materiais, linguagem audiovisual, elaboração de roteiro e pós-produção. “Nosso intuito é fazer isso de forma continuada. Prova disso é que nessa edição, as facilitadoras serão três mulheres – uma de cada comunidade – que foram formadas em edições anteriores. Elas vão transmitir o conhecimento aprendido no curso para os jovens que vão iniciar a vida profissional na fotografia”, completa Wilame. 
 
Uma das facilitadoras é Carliane de Menezes, fotógrafa residente da Taíba. “Pra mim, a experiência de facilitar, hoje, um curso no qual já fui aluna em edições anteriores, mostra o quanto o Programa de Educação Ambiental e toda equipe do Porto do Pecém estão prontos para qualificar as pessoas da comunidade. É um alívio saber que na região onde busco formação é também onde atuo profissionalmente. É uma honra ministrar o curso de fotografia ao lado das minhas amigas fotógrafas”. 

Líder do Grupo do Coco Pecém, Adriana Lima também é ex-aluna da edição de 2018 do PESCA e vem somar à equipe sua experiência adquirida no mercado de trabalho. “Depois da oportunidade que tive com o curso do Pesca sempre me questionei como iria ser minha vida profissional. Com o curso, aprendi muita coisa que levei pra minha vida na fotografia. Hoje estar auxiliando alunos neste curso está sendo uma realização”, conta.

Auriane Lopes foi aluna do Pesca também em 2018 e desde então trabalha na área de fotografia no município de Caucaia. “Uma das maiores conquistas para mim foi poder fazer parte do curso Pesca, pelas coisas que aprendi e aplico hoje na minha vida tanto pessoal como profissional. É muito gratificante saber que poderei auxiliar e instruir esses jovens, assim como também fui instruída, e assim ajudar na formação de novos profissionais”, conclui.

As inscrições vão até o próximo dia 15 de novembro e as aulas serão realizadas aos sábados de novembro e dezembro. A primeira será online, no dia 18 de novembro, e as demais presenciais nas comunidades do Cumbuco, Pecém e Taíba. Os alunos receberão ajuda de custo para alimentação e transporte e material de apoio para acompanhamento do curso, além de certificado de 20h.

Serviço
Inscrições: 9/11/2023 a 15/11/2023
Vagas: 15 vagas, cinco para cada comunidade
Caso haja demanda será formado um cadastro de reserva
A ajuda de custo será recebida pelos alunos selecionados

Datas das aulas: 
18/11 – Aula Inaugural (Online)
25/11, 02/12, 09/12 e 16/12 – Aulas nas comunidades (presenciais).

O aluno deverá possuir um smartphone para participar das aulas.

Link para inscrição:  https://forms.gle/t2Vyvzk8Q2TpTfeaA

Dúvidas: (85) 3372.1638