O processo de implantação do Sistema de Gestão Integrado (SGI) da Companhia de Desenvolvimento do Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP S/A) atingiu 90% de evolução neste mês de agosto. O objetivo principal é conseguir as certificações ISO 14.001 e 45.001, que têm como foco as práticas sustentáveis e o gerenciamento de segurança e saúde ocupacional. Ao longo do processo, foi formado o comitê SGI, composto pelas lideranças da companhia, que completou um ano nesta quinta-feira (22).
“Nossa Política de Gestão Integrada não é apenas um conjunto de diretrizes, mas sim um pacto firmado por todos nós colaboradores em prol de uma empresa cada vez melhor. Ao aderir e cumprir essa política, estamos assumindo diversas responsabilidades que são importantes para nós, para os clientes, para as comunidades e para o desenvolvimento socioeconômico do estado do Ceará“, aponta Hugo Figueirêdo, presidente da CIPP S/A.
São nove responsabilidades assumidas:
– atendimento a legislação vigente;
– comprometimento com a eliminação e/ou redução dos aspectos e impactos ambientais, perigos e riscos à saúde e segurança dos trabalhadores;
– identificação, controle e minimização dos riscos estratégicos que possam afetar a prestação de serviços;
– busca da satisfação dos clientes;
– estabelecimento de controles operacionais para proteção ambiental e a prevenção da poluição;
– oferecimento de condições de trabalho seguras e salubres para prevenção de lesões e doenças relacionadas ao trabalho;
– estabelecimento de objetivos e metas de meio ambiente, saúde e segurança do trabalho;
– comprometimento com a consulta e participação dos trabalhadores em todos os níveis;
– comprometimento com a melhoria contínua do desempenho do sistema de gestão integrado.
Em paralelo a essas ações, a Companhia continua atuando na obtenção da ISO 9001, com objetivo de oferecer, cada vez mais, serviços de qualidade e que garantam a satisfação dos clientes.
Normas ISO
A ISO 14001 e a 45001 tratam dos processos internos de uma organização e que estão relacionados às questões ambientais, de segurança e de como a companhia ou empresa escolhe utilizá-los. A ISO 14001 tem como objetivo principal especificar os requisitos para a implementação de um sistema de gestão ambiental. Tem como foco possibilitar que todas as organizações, independentemente do seu porte, desenvolvam práticas sustentáveis em seus negócios, produtos e serviços. Já a ISO 45001 é uma norma para sistemas de gerenciamento de segurança e saúde ocupacional. Seu foco é a redução de lesões e doenças ocupacionais, incluindo a promoção e proteção da saúde física e mental.