Nesta segunda-feira (2), o Governador do Estado, Camilo Santana, acompanhado do secretário de Infraestrutura, André Facó, do presidente e da diretora comercial do Porto do Pecém, Danilo Serpa e Rebeca Oliveira, e do assessor da presidência, Fábio Abreu, recebeu o novo diretor internacional do Porto de Rotterdam, René van der Plas. Em reunião, a comitiva holandesa, composta também pelo ex-diretor internacional, Roger Clasquin, do gerente de operações, Marc Aartsen, e do representante internacional no Brasil, Peter Lughtart, apresentou como será realizada a segunda etapa da consultoria que o Porto do Pecém está fazendo com Rotterdam.
Até o final de Julho serão realizados estudos para a elaboração do plano de desenvolvimento para o Porto do Pecém, que consiste na integração entre porto, indústria, Zona de Processamento de Exportação (ZPE) e na atração de novos investimentos para o Complexo Industrial e Portuário do Pecém – CIPP. O novo diretor internacional de Rotterdam acredita no potencial do Pecém, isto acontece por causa dos seus diferenciais e, principalmente, pelo apoio do Governo do Estado. “Pecém é uma grande potência mundial. Possui uma localização adequada, variedades de cargas e estão investindo ainda mais na infraestrutura. Vocês estão no caminho certo para alcançar um trabalho integrado e com bons resultados”, declarou Van der Plas.
O presidente do Porto do Pecém mostrou-se satisfeito e confiante quanto ao plano de ação apresentado. “Tive a oportunidade de ver como eles trabalham em Rotterdam, que é um dos maiores portos do mundo. Vamos fazer o possível para colocar em prática todas as estratégias e trazer bons frutos para o Ceará”, disse Serpa.
Conhecendo o Porto

Pela manhã, o novo diretor internacional do maior porto da Europa visitou o Porto do Pecém. A comitiva da Holanda foi recebida por toda a diretoria do Porto do Pecém. Na visita, Van der Plas conheceu a estrutura de Pecém, incluindo a obra de segunda expansão do porto que está com 75% de avanço e abrange uma nova ponte de acesso, a engorda do quebra-mar, uma correia transportadora exclusiva para minério de ferro e três novos berços.
—