O Porto do Pecém recebeu aprovação do Ministério da Agricultura para uso de sua Câmara de Inspeção Animal em apoio às exportações de carne para omercado russo. Isso significa grande impulso na movimentação do produto pelo porto administrado pela Cearáportos.
O Centro Oeste brasileiro é grande exportador de carne bovina e o Pecém está sendo apontado como a grande via de escoamento da produção. Estima-se em 30.000 toneladas a expectativa de exportação de carnes para o ano de 2011, incluindo os mercados da China, Mediterrâneo e Europa.
Em 2010 s exportações de carnes através do porto cearense totalizaram 16,8 milhões de quilos gerando receita de US$ 64 milhões. Pelo Pecém foram realizadas exportações de carne bovina para 23 países. Israel foi o destino mais utilizado, com quatro milhões de quilos, seguindo-se o Egito com 3,3 milhões, Irã com 2,9 milhões, Argélia com 1,8 e Hong Kong com 985 mil quilos.
O produto é proveniente de vários estados brasileiros, com destaque para o Tocantins, que exportou nove milhões de quilos. O Pará contribuiu com seis milhões de quilos e São Paulo com 399 mil.
Assessoria de Comunicação da Cearáportos
Joseoly Moreira (joseoly@gmail.com – (85) 3267.2525)