Ir para o conteúdo
Notícia

Encontro de Gestão Socioambiental do Terminal Portuário do Pecém

O Complexo do Pecém realizou, entre os dias 13 e 14 deste mês de setembro, o Encontro de Gestão Socioambiental do Terminal Portuário do Pecém. Organizado em parceria com a MRS Ambiental, empresa de consultoria e gestão ambiental no porto cearense, o evento aconteceu no Bloco de Utilidades e Serviços (BUS) e foi dividido em dois momentos.

Durante o primeiro dia, a gestão do Complexo do Pecém divulgou o resultado das auditorias realizadas no porto pelos órgãos reguladores, assim como o apurado no Programa Socioambiental, realizado com as colônias de pescadores e comunidades que existem na região. Além disso, também foi apresentado o planejamento de ações para os próximos anos.

Francisco Willame, assistente de desenvolvimento logístico na Gerência de Meio Ambiente e Segurança do Trabalho do Complexo do Pecém, acredita que compartilhar esses números com toda a empresa fortalece o trabalho realizado pela área de Meio Ambiente. “Em alguns momentos, solicitamos apoio de outros setores e, com esse evento, conseguimos mostrar como utilizamos essas informações disponibilizadas pelas outras áreas da empresa. É importante que todos os colaboradores entendam o trabalho realizado pelo nosso setor e que fazem parte desses resultados”, diz Willame.

FOCO NO FUTURO

O segundo dia de evento foi reservado para a equipe responsável pela realização das atividades sociais e ambientais no Complexo do Pecém definir estratégias e desenhar um plano de ação para os próximos anos. A expectativa é de que os próximos dois meses sejam de preparação e que, em janeiro, o plano de ação comece a ser colocado em prática.

Francisco Willame considera esse momento indispensável para o trabalho que será realizado. Para o colaborador, planejar é importante, pois é preciso adequar as ações do setor de Meio Ambiente e Segurança do Trabalho às demandas de outros setores.

“Quando a programação prévia é realizada, conseguimos manter uma linha de trabalho e, consequentemente, resultados melhores. Eu espero que esse planejamento seja um trabalho contínuo e que, ao longo dos anos, a gente consiga trazer ainda mais colaboradores para nossos projetos”, finaliza Willame.