Ir para o conteúdo
Noticia Arquivada

Empresários do ramo de rochas ornamentais visitam o Porto do Pecém

rIMG 7162

 

Nesta quarta-feira (1), os principais nomes no setor de rochas ornamentais do Brasil foram recepcionados no Porto do Pecém pelo coordenador comercial da Cearáportos, Raul Viana. O grupo, que está no Ceará participando da Fortaleza Brazil Stone Fair, no Centro de Eventos, realizou uma visita guiada ao porto, conheceram toda a estrutura do terminal. Também estavam presentes o assessor Especial para Assuntos Internacionais do Governo do Estado, Antônio Balhmann, e o presidente da Zona de Processamento de Exportação (ZPE), Mário Lima.

De acordo com Raul Viana, o porto já trabalha com a movimentação de granito há bastante tempo, mas esta é uma oportunidade de mostrar nossos diferenciais e como podemos contribuir com a produção das empresas. “Conhecendo o Porto eles podem ver nossa capacidade e toda a infraestrutura, que é capaz de atender este setor perfeitamente. Este é um bom momento de incrementar a movimentação do que já trabalhamos e trazer outros segmentos do produto para cá, fortalecendo nosso market share e diversificando o mix de cargas atendido pelo Pecém”, declarou. Atualmente, o Porto do Pecém exporta apenas os slabs, ou seja, os blocos ja divididos e em containers.

 

Carlos Rubens, presidente do Sindicato das Indústrias de Mármores e Granitos do Ceará – Simagran, durante ocasião ressaltou importância do porto dentro do processo de comercialização desses produtos, visto que este é um setor focado na exportação, “O Porto do Pecém já é conhecido como um grande exportador, além disso, é um grande atrativo, por causa da sua profundidade natural com capacidade de receber mais navios, e localização privilegiada, que diminui a viagem para a Europa e principalmente, Estados Unidos. A vinda das empresas para cá vai tornar mais ágil todo o processo de envio do nosso produto”, finalizou.

Entre os empresários, Mikel  Chequer, sócio da empresa Nebrax, ficou impressionado com o Porto cearense e com todo incentivo do Governo do Estado para a instalação de novos empreendimentos no complexo.  “Vocês são privilegiados, possuem uma logística perfeita e é exatamente o que estamos precisando agora no nosso setor”, disse. De acordo com Mikel, está sendo analisada a possibilidade de trazer uma unidade da empresa para o Ceará, “Acredito que estando aqui vamos conseguir aumentar ainda mais nossa participação no mercado”, declarou.

Após a visita ao porto, a comitiva ainda conheceu a Zona de Processamento de Exportação do Ceará.

Fortaleza Fair Stone

Até dia sexta-feira (3), o Governo do Estado do Ceará, representado pela Cearaportos, Adece, ZPE e o Nutec, participam da feira, que acontece das 15h às 22h, no Centro de Eventos (Portão E).

A feira tem como objetivo a exposição internacional de mármores, granitos, limestones, pedras laminadas, máquinas, equipamentos e insumos para a cadeia produtiva das rochas ornamentais e de revestimento.

 

Luiza Dantas
(85) 33721795 | 98944.2841
Assessoria de Imprensa da Cearáportos
luiza.dantas@cearaportos.ce.gov.br