Neste sábado (7), através do Porto do Pecém, embarcam com destino ao Rio Grande, as maiores pás eólicas já produzidas no país. Com 62 metros cada, as pás vão compor o parque eólico em Santa Vitória do Palmar, extremo sul do Rio Grande do Sul (região do Chuí, fronteira com o Uruguai).
Produzidas pela empresa AERIS, instalada no Complexo Industrial e Portuário do Pecém – CIPP, as pás exigem um aparato completo para que as embarcações sejam realizadas, e o Pecém atende todos os requisitos para que o envio seja feito através do porto cearense, é o que diz Bruno Toscano, da CTI Cargo, “Vocês tem uma ampla e segura área de armazenagem para as pás, além de agilidade nas operações e uma estrutura adequada. Trabalho em diversos portos, mas o Pecém, com certeza é diferenciado”, disse Toscano. Entre os diferenciais, Bruno destacou a profundidade natural de até 18 metros, que permite a atracaçao de grandes embarcações.
De acordo com o diretor de operações do Pecém, Waldir Sampaio, houve um aumento nos últimos anos nos embarques deste tipo de carga e isto mostra a capacidade do Porto do Pecém para atender toda a demanda. O Porto do Pecém exporta pás eólicas desde 2003.
PRODUTOS EÓLICOS NO CEARÁ
As pás, atualmente, são produzidas pelas empresa Aeris; torres, pelas fabricantes Tecnomaq, Wobben e Cortez Engenharia, além das naceles que compõem as turbinas eólicas, através da recém-instalada Vestas, em Aquiraz.
—