
O presidente da Companhia de Integração Portuária do Ceará (Cearáportos), Danilo Serpa, reunido com a diretoria da companhia, recebeu no Porto do Pécem os representantes do Porto de Rotterdam nesta quinta-feira (24). Roger Clasquin, representante internacional de Rotterdam, e Peter Lugthart, representante nacional do porto, conheceram a estrutura do terminal, incluindo a obra de segunda expansão do Porto do Pecém, que já está com 57% de avanço físico e, quando concluída, irá permitir que as movimentações de containers, cargas e projetos cresçam 30%.
Após conhecer o terminal portuário, o grupo seguiu para a Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP), instalada no Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP) e que inicia suas atividades em 2016. A expectativa é de que a siderúrgica sozinha movimente, através do Porto do Pecém, mais de 8 milhões de toneladas por ano.
O presidente da Cearáportos declarou que diante do momento de desenvolvimento e expansão que o Porto do Pecém hoje vive, mostrá-lo para o mundo, quais os seus diferenciais e, consequentemente atrair mais investimentos para o Estado, são alguns dos principais objetivos da atual gestão. No início do mês, o presidente visitou o porto holandês acompanhado do Secretario de Infraestrutura do Estado, André Facó.
Ainda durante a visita, foi assinado o protocolo de intenção entre o Porto do Pecém e Rotterdam, que visa a realização de uma assessoria focada nos seguintes temas: visão portuária, análise de mercado para diferentes segmentos de cargas, planejamento da área, desenvolvimento de infraestrutura e Zona de Processamento e Exportação (ZPE). O início das atividades está previsto para novembro.

Pecém x Rotterdam
PORTO DE ROTTERDAM
Assessora da Imprensa da Cearáportos
85 98892.1883 | 3267.1256
luiza.dantas@cearaportos.ce.gov.br