Ir para o conteúdo
Noticia Arquivada

Diretora comercial do Porto participa de fórum sobre comercio exterior no Cariri

 

O Porto do Pecém atualmente é uma oportunidade para os empresários caririenses para conquistar novos mercados


Mostrar aos empresários da região do Cariri o potencial do Porto do Pecém e como seus negócios também podem ser beneficiados com a estrutura hoje oferecida pelo porto cearense, foi o foco da apresentação realizada pela diretora comercial do Porto do Pecém, Rebeca Oliveira, durante o Fórum de Oportunidades e Promoção da Cultura Exportadora no Cariri, que aconteceu na manhã desta sexta-feira (23), no Crato.  De acordo com Oliveira, o Porto do Pecém oferece diversas opções logísticas para o empresário caririense, “Hoje nós temos linhas fixas para EUA, Europa, um novo serviço para a Ásia que vai começar em abril. Então acredito sim que o Porto do Pecém é uma oportunidade para a conquista de novos mercados para as empresas da região”, disse a diretora.

 

O evento foi realizado pelo Governo do Ceará, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Econômico (SDE), e pelo Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC) e sua Secretaria-Executiva do Conselho Nacional das Zonas de Processamento de Exportação (CZPE), com o objetivo de fomentar a cultura exportadora da região do Cariri. Durante o fórum, os participantes assistiram palestras de Thaíse Dutra, Secretária-Executiva do Conselho Nacional das Zonas de Processamento de Exportação (CZPE), Mário Lima, Presidente da Companhia Administradora da ZPE do Pecém – ZPE Ceará, Sérgio Ferreira, Coordenador Escritório Apex-Brasil Nordeste e Miguel Árabe Neto, Secretário de Comércio Exterior do MDIC.

 

Segundo o Secretario de Desenvolvimento Econômico do Estado, César Ribeiro, o Cariri, pelo papel exercido atualmente no setor industrial do Estado, comportava um evento como este. “Com este fórum e a parceria com o MDIC, queremos trazer para região, oportunidades, a cultura exportadora e facilidades para os caminhos de acesso ao mercado internacional tanto para as grandes empresas, como para as de médio e pequeno porte”, finaliza Ribeiro.

 

Com a palavra, o Ministro do MDIC, Marcos Jorge, enfatizou a importância das Zonas de Processamento de Exportações (ZPE), no processo de desenvolvimento industrial, que oferecem áreas com segurança jurídica, incentivos tributários e procedimentos burocráticos simplificados e destacou a ZPE/Ceará, única em funcionamento no Brasil. “A ZPE do Pecém se destaca como um exemplo concreto de sucesso deste regime e, segundo o Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará, em 2017 as exportações do estado cresceram 62,5% em relação ao ano anterior”.